Connect with us

A dez dias da votação

Pesquisa Veritá/Fieto aponta ampla vantagem de Eduardo no segundo turno com 57,2% contra 42,8% de Janad

O Instituto Veritá mostrou no primeiro turno, resultados muito próximos do que se viu nas urnas

Publicado

on

A primeira pesquisa realizada pelo instituto Veritá, contratada pela Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins) divulgada nesta quinta-feira, 17, a dez dias da votação no segundo turno, aponta liderança de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com boa vantagem em relação à segunda colocada a candidata do PL, Janad Valcari.

Na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor aponta do candidato mais lembrado, sem a apresentação dos nomes dos postulantes, Eduardo Siqueira Campos aparece com 57,2% contra 42,8% de Valcari, considerando somente os votos válidos.

Além da intenção de votos, a pesquisa também revelou o sentimento de confiança entre os eleitores de Palmas. Quando questionados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, 59,8% dos eleitores apontaram Eduardo Siqueira como o provável vencedor.

Outro dado relevante é o grau de convicção dos eleitores. Segundo o levantamento, 80,2% dos entrevistados afirmaram que sua escolha é definitiva e que votarão em seu candidato no dia da eleição. A margem de eleitores que ainda podem mudar de ideia é praticamente inexistente, com apenas 0,6% admitindo que “facilmente mudariam” o voto.

O Instituto Veritá mostrou no primeiro turno, resultados muito próximos do que se viu nas urnas.

Apoios políticos
O papel dos apoios políticos também foi analisado. A fala recente da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro — “Quem votou 45 no primeiro turno, agora vota 20!” —, demonstra sua influência na decisão eleitoral. A pesquisa revelou que o apoio de Cinthia é visto como positivo por 33% dos eleitores, enquanto 16,7% enxergam esse apoio de forma negativa.

Já o apoio do governador Wanderlei Barbosa à candidata Janad foi considerado indiferente por 49,7% dos eleitores.

Registro na Justiça Eleitoral
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-03481/2024 e ouviu 1010 eleitores entre os dias 12 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos
(Da ascom de Eduardo Siqueira Campos)
(Foto: Divulgação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente