Dois conseguiram fugir
Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual responsável por furtos de caminhonetes na Capital; um suspeito é preso
Ação foi um trabalho conjunto e integrado com o 1º Batalhão da Polícia Militar

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), recuperou neste domingo, 17, uma caminhonete furtada há menos de 24 horas em Palmas. O veículo tinha sido subtraído do estacionamento de um hotel na noite do sábado, 16, durante a realização de um show e foi encontrado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Um suspeito foi preso.
A ação foi coordenada pelo delegado Rossílio Corrêa, da DERFVRA em trabalho conjunto e integrado com o 1º Batalhão da Polícia Militar. A Polícia Rodoviária Federal de Goiás prestou apoio à ação.
“Este grupo criminoso é interestadual e focado em caminhonetes de modelo Hilux. Eles estavam sendo monitorados após dois furtos recentes na região da praia da Graciosa, em Palmas, um no dia 1º e o outro no dia 3 de agosto. Hoje conseguimos prender um dos integrantes”, explicou o delegado.
A caminhonete estava em uma casa usada como cativeiro pelos criminosos. O veículo já estava parcialmente desmontado quando a polícia chegou ao local. No imóvel foram encontrados aparelhos como bloqueadores de sinal de GPS, aparelhos para codificação de chaves e ignição de veículos, além dos conjuntos de placas das outras duas caminhonetes furtadas e um outro veículo também alvo de furto.
Além disso, havia ainda jogos de ferramentas usadas para arrombar portas e até a bagagem da vítima do furto mais recente. O homem preso estava dentro do imóvel e foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado, receptação e formação de quadrilha.
Dois outros homens que integram o mesmo grupo chegaram a ser localizados em um carro no distrito. Eles abandonaram o veículo ao perceber a chegada da polícia e correram para um matagal próximo, por onde fugiram. Os dois já foram identificados pelos investigadores e no momento são procurados.
A Polícia Civil destaca que o trabalho integrado e a troca de informações entre as forças de segurança foi essencial para a rápida recuperação do veículo furtado e a identificação dos integrantes da organização criminosa. O trabalho agora continua, focado na captura dos suspeitos que ainda não foram localizados.
(Da Dicom da SSP TO)
(Foto: Divulgação PCTO)
