Connect with us

Balanço

Polícia Militar divulga dados de ações da Patrulha Maria da Penha em Araguaína

Publicado

on

A Polícia Militar, por meio do 2° Batalhão, divulgou nesta sexta-feira, 21, o balanço das ações da Patrulha Maria da Penha na cidade de Araguaína. Implantada em março deste ano, o policiamento específico para prevenir e combater a violência contra a mulher apresenta resultados relevantes em Araguaína.

Os dados mostram que, nos três primeiros meses de atuação, a Patrulha Maria da Penha já realizou 156 visitas preventivas e o acompanhamento de 121 mulheres com medidas protetivas de urgência encaminhadas pela Justiça. Entre abril e junho, foram realizadas dez prisões de agressores, além de realização de palestras preventivas em escolas, instituições de ensino superior, participação em ações sociais para divulgar a legislação de combate à violência contra as mulheres e difundir na comunidade o trabalho da rede de atendimento e enfrentamento em Araguaína.  

Para o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Valdeonne Dias da Silva, a atuação da Patrulha Maria da Penha em Araguaína representa um avanço no combate à violência contra a mulher, que tem crescido nos últimos anos, exigindo das forças de segurança uma nova concepção de enfrentamento.

“A filosofia de segurança pública hoje entende que não se combate a violência doméstica como se combate outros tipos de violência social. A atuação eficaz exige um atendimento em rede. E a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar veio para somar forças com essa rede que atualmente conta com Delegacia da Mulher, órgãos do município e do estado, Poder Judiciário e entidades públicas e privadas. A mulher em Araguaína pode ter certeza de que o poder público está empenhado em evitar a violência, e, caso ocorra tal prática ilícita, o infrator será levado à justiça para que seja devidamente corrigido. Além disso, a mulher passa a contar com a proteção do estado até ter a garantia de que não haja risco de novas agressões por parte do infrator, que passa a ser monitorado pela Patrulha Maria da Penha”, afirmou o comandante do 2º BPM.

A patrulha Maria da Penha veio para somar esforços no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, garantindo o devido cumprimento das medidas protetivas de urgência, por meio do acompanhamento das vítimas e monitoramento do agressor, a fim de cessar os riscos à vida das vítimas. 

(Da ascom da Polícia Militar)

(Foto: Divulgação/PM)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente