POLICIAL
Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do 6º Batalhão em Palmas
Major Addson Acácio Pimentel assume o comando do 6º Batalhão, na região sul da Capital

Aconteceu nesta quinta-feira, 6, a solenidade de passagem de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), na sede da unidade, localizada em Taquaralto, região sul da capital Palmas. Assume o comando do 6º BPM o major Addson Acácio Pimentel e deixa o cargo o tenente-coronel, Dennys Gomes Dalla. O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o Deputado estadual, Professor Júnior Geo; o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais; além de outras autoridades militares, políticas e civis.
Com coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o 6° Batalhão da PMTO está situado no setor Morada do Sol 1, em Taquaralto. A unidade é responsável por promover a segurança pública na região sul de Palmas, trabalhando de forma eficiente para garantir a tranquilidade de toda a comunidade.
A solenidade teve início com a apresentação da tropa ao Comandante-Geral, feita pelo major Bruno Costa Barros, subcomandante do 6º BPM. Em seguida a Banda de Música do corpo musical da PM executou o hino nacional brasileiro. Os veteranos da PMTO receberam homenagem pela dedicação ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública, e à segurança da comunidade. Durante o evento, houve também momento de fé, com devocional realizado pelo Capelão Voluntário Maurício Carvalho da Silva.
O comandante-geral presidiu o ato solene de transmissão da função de comandante do 6º Batalhão. Na sequência, os comandantes substituído e substituto se apresentaram ao Comandante-Geral da PMTO, após a passagem do comando e assumindo a função. Seguindo o protocolo militar, os dois oficiais, substituto e substituído, realizaram a revista à tropa do 6º BPM.
O major Addson Acácio Pimentel, que assumiu o comando da Unidade, ingressou na PMTO em 2007. O oficial é formado em segurança pública, gestão, direito penal militar e processo penal militar, ciências políticas, análise criminal, entre outras capacitações. Em 2023 assumiu o comando do 8º Batalhão, na cidade de Paraíso do Tocantins, atuando lado a lado da tropa na Operação Canguçu. Em 2024 foi subcomandante do 1º Batalhão (1º BPM), na capital Palmas.
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça expressou o seu agradecimento ao Tenente-Coronel Dalla, pelo trabalho prestado à frente do 6º BPM, ressaltando os indicadores alcançados na redução dos índices de crimes na região sul de Palmas.
Continuando a sua fala, o comandante-geral, desejou sucesso nesse novo desafio, ao novo comandante da Unidade. “Entendemos que o major Acácio tem o perfil que a unidade precisa, que a região do sul de Palmas precisa e é bastante competente para continuar o trabalho realizado pelo tenente-coronel Dalla”, ressaltou Comandante-Geral da PMTO.
O tenente-coronel Dalla agradeceu a todos pelo trabalho que, junto com toda a Unidade do 6º Batalhão, realizou de forma positiva, inclusive conseguindo diminuir a criminalidade na região sul da Capital Palmas.
Presentes
Na solenidade também estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior, Coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Sousa; o Subchefe do Estado-Maior, Coronel Marizon Mendes Marques; o corregedor-Geral da PMTO Coronel Dosautomista Honorato de Melo; o Comando Regional de Policiamento (CRP-1), Coronel Sherlock Luís de Mesquita; a comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues; o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Coronel Cléber José Borges Sobrinho; o Capitão marcos Vinicius Costa Campos, representando o Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Tenente-Coronel Ribeiro Filho; o secretário executivo da Secretária de Segurança Pública (SSP), Reginaldo de Menezes Brito, representando o Secretário da SSP, Delegado Bruno Azevedo; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins, Alonso Mata Trindade; Comandantes e subcomandantes de Unidades; chefes de seção do Estado-Maior; e demais autoridades civis e militares.
(Da ascom da Polícia Militar)
(Foto: Ascom PMTO)