Connect with us

ESCLARECIMENTOS

Procon Tocantins notifica operadora Vivo por falhas na prestação de serviço no município de Alvorada

Órgão solicitou apresentação de esclarecimentos técnicos sobre interrupções, comprovação das medidas adotadas para regularizar o sinal, informações sobre eventuais compensações aos consumidores prejudicados, além de plano preventivo e corretivo para evitar novas falhas

Publicado

on

O Procon Tocantins notificou, nesta sexta-feira,10, a empresa Telefônica Brasil S.A. (Vivo) após diversas reclamações de consumidores sobre a ausência de sinal de telefonia móvel e internet no município de Alvorada.

De acordo com os relatos, as interrupções ocorrem de forma frequente e prolongada desde o início deste mês de outubro, sem que a operadora apresente uma solução efetiva.

De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia, o fornecimento adequado e contínuo dos serviços de telecomunicações é um direito básico do consumidor.

“O consumidor não pode ser penalizado por falhas constantes em um serviço essencial pelo qual paga todos os meses. É obrigação da operadora garantir o funcionamento regular e tomar as providências necessárias para corrigir as falhas identificadas”, destaca o superintendente.

A notificação foi emitida com base nos artigos 6º, 20, 22 e 55 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além das leis nº 8.987/95 e 9.472/97, que tratam da continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais.

O órgão solicitou que a empresa apresente, no prazo de três dias úteis, esclarecimentos técnicos sobre as causas das interrupções, a comprovação das medidas adotadas para regularizar o sinal, informações sobre eventuais compensações aos consumidores prejudicados, além de um plano preventivo e corretivo para evitar novas falhas.

O diretor de Fiscalização, Magno da Silva, reforça que a atuação do Procon tem como foco garantir que a empresa adote medidas imediatas para solucionar o problema e evitar reincidências.

“O Procon está atento às demandas dos consumidores e cobrará da operadora um posicionamento transparente e técnico. Caso a empresa não cumpra as determinações, poderá responder administrativamente, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor”.

Importante

O Procon Tocantins ressalta ainda a importância da participação dos consumidores por meio do registro de denúncias e reclamações, para que o órgão possa identificar falhas recorrentes, adotar medidas de fiscalização e garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp: (63) 9 9216-6840.

(Da secom Tocantins)

(Foto: Procon/Governo do Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente