Connect with us

Beleza

Professora, atleta e pesquisadora, primeira indígena Karajá vai representar o Tocantins no concurso de beleza Miss Brasil Mundo 2025

Concurso ocorre desta quarta-feira, 28, até sábado, 31, colocando em evidência não apenas a beleza, mas também a trajetória acadêmica e social da jovem karajá

Publicado

on

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) destaca a importância da conquista da candidata Tainá Marrirú, primeira indígena Karajá que vai representar o Estado no concurso de beleza Miss Brasil Mundo 2025. O concurso ocorre desta quarta-feira, 28, até sábado, 31, colocando em evidência não apenas a beleza, mas também a trajetória acadêmica e social da jovem karajá.

Tainá é professora, atleta e pesquisadora, com formação em Educação Física e envolvimento em causas sociais há mais de uma década. Aos 25 anos, Tainá Marrirú é natural da comunidade indígena de Santa Isabel, na Ilha do Bananal, e sua participação no concurso representa um marco na representatividade indígena nos concursos de beleza nacionais.

O secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Ercivaldo Xerente, recebeu com orgulho a notícia da conquista da candidata à vaga no concurso de beleza para representar o estado. O secretário Executivo da pasta, Leoni Jr, ressalta que a conquista da vaga pela candidata indígena karajá reforça o avanço da diversidade na representação do estado em diferentes setores da sociedade e a repercussão destaca além da beleza da mulher indígena, sua formação e a atuação na valorização da cultura indígena e na defesa dos direitos dos povos originários.

Desde o fim de semana a torcida assumiu um ritmo crescente com repercussão entre os servidores da Sepot, nas redes sociais e na imprensa.

Povo Karajá no Tocantins

O povo Iny Karajá tem uma presença significativa na Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os estados do Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Recentemente, ações governamentais têm fortalecido a presença do Estado na região, com apoio a ações em parceria para infraestrutura e justiça, projetos ambientais e políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

(Da secom Tocantins)
(Foto: Divulgação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente