Garoto-propaganda
Programa que beneficia 44 municípios do TO, Brasil Antenado lança campanha digital e jingle estrelados por João Gomes
Artista será garoto-propaganda do programa que leva a nova parabólica digital a famílias brasileiras
O Programa Brasil Antenado ganha o reforço de um dos artistas mais populares do país: o cantor pernambucano João Gomes será o novo rosto e voz da política pública que distribui gratuitamente kits da nova parabólica digital para famílias do CadÚnico em 16 estados do país.
A partir desta quinta-feira, 6 de novembro, João Gomes estará em vídeos nas redes sociais, spots de rádios e até em ativações itinerantes com bicicletas e carros de som circulando pelas cidades contempladas no projeto. A iniciativa beneficia moradores de 44 cidades do Tocantins.
O Brasil Antenado é executado pela EAF, uma empresa sem fins lucrativos, que atua sob coordenação do Ministério das Comunicações e da Anatel. Dividido em três fases, o programa ocorre em cidades onde o sinal de televisão aberta é insuficiente ou inexistente, promovendo inclusão social, acesso à informação e ao entretenimento.
Público-alvo
A escolha de João Gomes para ser o representante do Brasil Antenado levou em consideração a credibilidade do cantor e sua ligação com o público-alvo. “Nosso desafio era traduzir uma política pública em uma comunicação viva, conectada à linguagem das redes e capaz de gerar identificação imediata. João Gomes representa esse elo entre a tecnologia e as pessoas, levando a mensagem com verdade, emoção e alcance. É uma campanha com propósito, construída com estratégia e dados, para chegar onde a televisão ainda não chega”, explica Leonardo Liébana, diretor de comunicação da EAF.
A gravação dos primeiros vídeos da campanha ocorreu no último dia 28 de outubrono Rio de Janeiro, um dia depois do show do cantor nos Arcos da Lapa (RJ), que se tornará um DVD.
Campanha
Na definição da estratégia de comunicação, a campanha apostou no poder das redes sociais e na comunicação realizada na ponta, com divulgação em carros e bicicletas de som, além de peças gráficas produzidas para veiculação no mobiliário urbano das cidades.
Haverá também um jingle inédito, composto pela equipe de publicidade da EAF em colaboração com o cantor. O clipe foi gravado em uma casa no interior de Pernambuco, um dos estados beneficiados pelo programa.
O Programa Brasil Antenado está previsto para ser concluído em junho de 2026. Cerca de 650 mil famílias estão aptas a participarem da política pública. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site.
Sobre João Gomes
João Gomes é natural de Serrita, município do sertão pernambucano, e se tornou um fenômeno nas redes sociais, se destacando nacionalmente como cantor e compositor de forró, piseiro e MPB. Ele tem mais de 16 milhões de seguidores no Instagram e 4,8 milhões de inscritos no YouTube. João Gomes foi o primeiro cantor a participar do Tiny Desk Brasil, o programa de apresentações acústicas ao vivo que se tornou febre mundial no YouTube.
Programa Brasil Antenado
O programa Brasil Antenado foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025 e tem como objetivo central assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente de TV aberta, promovendo uma transformação estrutural no acesso à informação para milhares de famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, até junho de 2026.
– Fase A (14/07/2025–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas.
– Fase B (13/10/2025 – 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) – mais de 229 mil famílias aptas.
– Fase C (12/01/2026 – 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
(Foto: EAF)