RECONSTRUÇÃO
Reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek será emergencial e custará R$ 171,9 milhões
Dnit contrata consórcio para refazer estrutura que desabou em dezembro de 2024; obras devem ser concluídas até o fim de 2025
Um consórcio formado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para reconstruir a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (31) e prevê investimentos de R$ 171.969.000,00.
A previsão é que a obra seja concluída até o dia 22 de dezembro de 2025. Segundo o documento, a elaboração do projeto e a execução da construção acontecerão em caráter emergencial. No entanto, ainda não há data definida para o início dos trabalhos.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 22 de dezembro de 2024, provocando uma tragédia que resultou na confirmação de 11 mortes. Nove corpos foram retirados do rio Tocantins, enquanto outras seis pessoas seguem desaparecidas. Um homem foi resgatado com vida.
A reconstrução da ponte é considerada vital para a mobilidade na região, conectando estados importantes no transporte de cargas e passageiros no norte do Brasil. O Dnit destacou que a contratação foi realizada de forma emergencial devido à relevância estratégica e social da estrutura.
( Redação Araguaína Urgente)