LEVANTAMENTO
TO é o terceiro estado da região Norte com menor taxa de desemprego segundo a PNAD
De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na quinta-feira, 18, o Estado do Tocantins, no primeiro trimestre de 2023, apresentou uma população ocupada de 751 mil trabalhadores.
Esse número é 7,29% maior que o apresentado no mesmo período do ano anterior registrado em 700 mil trabalhadores. Isso equivale a dizer que de um ano para o outro o Tocantins passou a ter 51 mil pessoas a mais trabalhando.
A população desocupada, apontada na última Pnad, foi de 56 mil trabalhadores, o que indica a redução de 21,13% na taxa de desemprego, quando comparada ao último trimestre de 2022. O que também coloca o Tocantins entre os três que tiveram menor taxa de desemprego entre os estados da região Norte.
O gestor da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, aponta as crescentes iniciativas do Governo do Estado para promover crescimento econômico como causa dos bons resultados na geração de emprego e completa. “Além dos investimentos, o Governo tem apostado na educação e na capacitação profissional do povo tocantinense. Somente este ano, a Setas já capacitou mais de 4 mil pessoas e, no início deste mês, lançamos o programa Jovem Trabalhador que dará oportunidade de primeiro emprego a 3 mil jovens dos 139 municípios do Estado”, explica o gestor.
Vale lembrar que, para o IBGE, a população ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador; e a população desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.
População ocupada no Tocantins
No primeiro trimestre de 2023, a população ocupada no Tocantins é de 751 mil trabalhadores. Os trabalhadores por conta própria representam 21% (160 mil trabalhadores). Empregados no setor público (estadual, municipal e federal), inclusive militar, constituem 22% (167 mil). Trabalhadores no setor privado com carteira correspondem a 23% (175 mil trabalhadores) e sem carteira assinada totalizam 20% (152 mil trabalhadores). Trabalhador doméstico representa 8% (56 mil trabalhadores); empregador representa 4% (30 mil trabalhadores); e trabalhador familiar constituem 2% (11 mil).
Ranking nacional por taxa de desemprego
De acordo com o IBGE – Pnad Contínua – 1° Trimestre/2023, o Tocantins obteve a terceira menor taxa de desocupação (desemprego) alcançando 6,9% quando comparado aos demais estados da Região Norte.
Já no ranking nacional por Estado, o Tocantins obteve a 10ª menor taxa de desocupação (desemprego) do país, sendo Rondônia o estado com a menor taxa seguido por Santa Catarina.
(Da secom Tocantins)
(Foto:Carlessandro Souza/Governo do Tocantins)