Connect with us

Em Silvanópolis

Tocantins habilita primeiro frigorífico de abate de suínos com registro no Serviço de Inspeção Estadual

O frigorífico possui capacidade de abate de 52 suínos/dia

Publicado

on

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), autorizou o frigorífico Boa Esperança, no município de Silvanópolis, na região central do Tocantins, a realizar o abate de suínos. O estabelecimento é o primeiro com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), autorizado a abater esses animais no estado. O frigorífico realizou o primeiro abate nesta quinta-feira, 27.

A Adapec acompanhou os trabalhos do frigorífico que possui capacidade de abater até 52 suínos por dia. “O estabelecimento já é registrado no SIE para o abate de bovinos e entrou com o pedido de autorização para abate de suínos. Nós orientamos e acompanhamos todas as etapas do projeto e as adequações feitas pelo frigorífico e, após todos os testes realizados, autorizamos para o abate de suínos”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

De acordo com o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a instalação de um frigorífico de suínos no Tocantins é de extrema importância para a população, pois representa uma oportunidade de desenvolvimento econômico local e regional.

“Com a capacidade de processar carne suína de forma eficiente e segura, este frigorífico, além de gerar empregos diretos e indiretos, também fortalece a cadeia produtiva de suínos, beneficiando os produtores locais. Além disso, ao garantir produtos com a qualidade e segurança exigidas pelos órgãos de inspeção, ele contribui para a melhoria da alimentação da população, assegurando um abastecimento estável e de qualidade. Esse avanço também pode impulsionar o mercado de carne suína no estado, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para os produtores, promovendo o crescimento e a diversificação da economia do Tocantins”, ressaltou Antônio José.

O proprietário do frigorífico, Milton Guarese, agradeceu o apoio da Adapec na implementação do projeto e pontuou que espera que a cadeia produtiva da suinocultura cresça no estado. “Somos o primeiro frigorífico no SIE com abate de suínos e acredito que a cadeia produtiva da suinocultura que ainda é pequena possa começar a crescer, pois o estado agora conta com um frigorífico habilitado para o abate de suínos, onde esta carne pode ser comercializada em todo o Tocantins”, destacou Milton Guarese.

(Da secom Tocantins)

(Foto: Majuh Souza/Governo do Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente