Eleições 2024
Treze candidatos disputam o comando das quatro maiores cidades do TO; confira os locais de votação
Neste domingo, 6, a partir das 8 horas, com encerramento às 17 horas, os representantes nos paços e Câmaras municipais serão escolhidos

Poucas horas separam os eleitores das disputas municipais de 2024. Neste domingo, 6, a partir das 8 horas, com encerramento às 17 horas, os representantes nos paços e Câmaras municipais serão escolhidos. Pela primeira vez, Palmas poderá ter segundo turno, já que a cidade ultrapassou os 200 mil eleitores. Assim, caso um dos candidatos não consiga 50% mais um dos votos válidos, os dois primeiros colocados vão para uma nova disputa, que acontece em 27 de outubro.
O Portal Araguaína Urgente preparou um roteiro dos locais de votação dos 13 candidatos e vices dos municípios de Araguaína, Palmas, Gurupi e Porto Nacional. Confira.
ARAGUAÍNA

Para ocupar a cadeira na Prefeitura de Araguaína, o prefeito e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil), vai votar na Escola José Assis, na José de Brito, provavelmente pela manhã e deverá estar acompanhado da família.
Para o primeiro mandato, Wagner foi eleito prefeito de Araguaína pelo Solidariedade para o pleito 2021/2024 com 50,78% dos votos e venceu Elenil que teve 37,25%. Foi secretário-chefe de gabinete da Prefeitura de Araguaína de 2013 a 2020, quando também assumiu diversas secretarias provisoriamente.
Ele foi professor no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). De 1999 a 2002, Wagner foi o responsável pelas parcerias com uma média de 60 municípios de Araguaína e região. Cursou Normal Superior (Pedagogia) pela Universidade do Tocantins (Unitins/Educon) e se especializou em Marketing de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Já o seu vice, Israel Domingues Guimarães Júnior (MDB), vai votar no colégio santa cruz, provavelmente pela manhã, e deverá também estar acompanhado da família.
Israel é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Tocantins (UFT), possuindo experiência na área de execução e planejamento de projetos agropecuários e ambientais, atuando na área de 2009 até 2023.
Já ocupou o cargo de presidente da ATR (Agência Tocantinense de Regulação) de 2023 a 2024 e é empresário e produtor rural. Israel é irmão de José Alexandre Domingues Guimarães, deputado federal pelo MDB.

O candidato à Prefeitura de Araguaína Jorge Frederico vai votar no Colégio Alfredo Nasser, às 9h10, e estará acompanhado da família e lideranças.
Eleito deputado estadual em 2014, foi reeleito em 2018. Na disputa pelo pleito em 2022, consagrou-se o representante de Araguaína mais votado na História do Tocantins, com 24.929 votos, quarto deputado estadual eleito mais votado.
O candidato nasceu em Araguaína. Casado com Ludmila, é pai de Jardenir Neto, Octávio e Manuella. Formado em Ciências Contábeis, Jorge foi cartorário, empresário, radialista esportivo e vereador por Araguaína, sendo até hoje o mais votado da história do município.

Já o vice na chapa Elenil da Penha Alves de Brito vai votar no Colégio Pequena Universidade às 8 horas e estará acompanhado da família e lideranças.
Em 1996, foi eleito vereador de Araguaína e ocupou a Câmara Municipal por 16 anos, sendo seis deles como presidente. Em 2010, foi suplente de deputado estadual e, em 2013, assumiu a Secretaria de Habitação de
Araguaína. Em 2014, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa (Aleto), sendo reeleito em 2018. Em 2023, assumiu a Secretaria de Estado da Juventude e dos Esportes.
Sua trajetória política começou em 1994 com atuação no movimento estudantil. Elenil, natural de Crixás (GO), é casado, pai de três filhos e graduado em Recursos Humanos.
PALMAS

Janad Valcari, postulante ao paço municipal de Palmas, vai votar no Colégio Estadual São José, localizado na 1106 Sul, em Palmas e deverá estar acompanhado da família, amigos.
Nas eleições de 2020, Janad Valcari elegeu-se vereadora de Palmas com 2.083 votos. Tornou-se presidente da Câmara e foi premiada nacionalmente entre os melhores parlamentares do Brasil. Em 2022, entrou para a história política do Estado, sendo a deputada estadual mais votada na Capital e a mulher mais votada do Tocantins, com 31.587 votos. Agora, entra na disputa a prefeitura de Palmas pelo PL.
Ela também é professora, advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária no ramo da educação. É natural de Palmeirópolis (TO) e reside em Palmas desde 1992.

Para ajudá-la na administração da Capital, Pedro Henrique Cardoso Beckman (Republicanos) é o vice na sua chapa. Ele vai votar na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, e também e deverá estar acompanhado da família, amigos.
Ele começou a carreira política ao lado do pai, o deputado estadual Cleiton Cardoso, sendo o coordenador geral da sua campanha em 2018, quando o deputado foi um dos mais bem votados.
Em 2020, Pedro Cardoso disputou a primeira eleição concorrendo à Câmara Municipal de Palmas e foi eleito o mais jovem vereador da história da Capital com 2.925 mil votos, e o segundo mais bem votado. Pedro Cardoso também é médico veterinário e nasceu em 6 de junho de 1996, em Porto Nacional.

O candidato Jr Geo (PSDB), conhecido como Professor Júnior Geo, postulante ao paço municipal de Palmas, vai votar na Escola Maple Bear Palmas, localizado na ACSU SO 70 Rua NS A 10 A. O horário de votação está previsto pela parte da manhã.
Em 2012, foi eleito vereador de Palmas, tendo sido reeleito em 2016. Em 2019, iniciou sua atuação como deputado estadual, sendo o deputado mais bem votado na Capital, reelegendo-se em 2022.
Professor Júnior Geo é assim conhecido por sua trajetória profissional e o vínculo com a Geografia. Ele é professor concursado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desde 2005. Atua em escolas e cursos preparatórios para concursos e vestibulares há mais de 20 anos no Tocantins. É pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O vice na sua chapa é Ivanete Lima (PSDB). Ela vai votar na Escola Estadual Novo Horizonte, no Aureny IV, às 12 horas.
Ela é técnica de enfermagem, assistente social e líder comunitária. Nascida na zona rural de Dois Irmãos, cresceu em Miracema do Tocantins e mudou-se para Palmas em 1995, onde começou sua trajetória profissional em diversas funções, como diarista, agente de saúde e técnica de enfermagem.
Formada em Assistência Social pela Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), Ivanete dedicou 19 anos de sua carreira ao Hospital Geral de Palmas (HGP), sempre engajada na defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde. No Aureny IV, atuou como vice-presidente da
Associação de Moradores, onde se empenhou no desenvolvimento comunitário e na luta pelos direitos dos residentes.
Outros candidatos que concorreram ao paço da Capital

Eduardo Siqueira Campos (Podemos): foi prefeito de Palmas pelo PDC no período de 1993 a 1997. Foi deputado estadual de 2015 a 2023 (dois mandatos consecutivos), deputado federal entre os anos de 1989 e 1995 e senador pelo Tocantins de 1999 a 2007. O seu é o pastor Calos Eduardo (AGIR). O candidato é filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em 2023.

Lúcia Viana (PSOL): Filiada ao PSOL desde 2009, ela já foi candidata a vereadora, vice-prefeita, deputada federal e senadora. A candidata está aposentada como analista judiciário do Ministério Público Federal (MPF) e advoga em causas sociais. Por 15 anos, Lúcia Viana atuou na Procuradoria da República no Tocantins. O candidato a vice na sua chapa é Silvio Sousa (PSOL).
GURUPI

A prefeita e candidata à reeleição por Gurupi, Josiniane Braga Nunes (Josi Nunes) vai votar no Colégio Presbiteriano, setor central da cidade.
A vida política de Josi Nunes teve início com a filiação ao MDB em 1980, partido no qual permaneceu até o ano de 2018, quando se filiou ao PROS. Foi eleita e exerceu quatro mandatos: deputada estadual pelo PMDB entre 1998 e 2014; e um mandato como deputada federal pelo PMDB no período de 2015 a 2019. Hoje ela está filiada União Brasil (UB).
Ela, que nasceu no dia 10 de maio de 1962 em Porto Nacional, se graduou em psicologia na Universidade Católica de Goiás em 1985 e se tornou mestre em ciências gerenciais pela Universidade de Marília, São Paulo, no ano de 2003. Sua atuação profissional foi como psicóloga e professora universitária.

O candidato a vice-prefeito Adailton Batista da Fonseca vai votar no Campus II da Universidade de Gurupi, setor Central da cidade. Por mais de 9 anos esteve à frente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi – ACIC e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, onde buscou fortalecer e unir os empresários e negócios locais e regionais.
Desenvolveu grandes campanhas de Natal com o sorteio de carros, motos e outros objetos de valor entre consumidores e comerciantes. Com seu trabalho atraiu entidades financeiras para fomentar ainda mais o empreendedorismo e o agronegócio da região, a exemplo de Sicredi e Santander.
Ele nasceu em Guaraí no dia 3 de outubro de 1971 e é morador da Capital da Amizade desde 1986, quando chegou aos 15 anos.

O candidato Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes (PSD) também está na corrida à Prefeitura de Gurupi. Ele vai votar no Colégio Positivo de Gurupi, às 9h30, e deve estar acompanhado com a noiva Marcella Patrícia Andrade Barros.
Fortes entrou na política em 2018 quando foi eleito como segundo suplente de deputado federal com 14.451 votos. Para os anos 2017/2020 ele foi eleito vereador do município de Gurupi com 821 votos.
Em 2022, chegou ao legislativo estadual com a missão de representar todo o Tocantins, com uma votação expressiva no município de Gurupi, eleito com 15.466 votos.

Como a segunda figura mais importante na administração de Gurupi Juarez Moreira é o vice na chapa de Fortes. Ele vai votar na Universidade UnirG, às 8h30, e estará acompanhado da esposa Pamela, seu filho João Miguel e seu pai, o vice-governador, Laurez Moreira.
Juarez, nasceu dia 20 de julho de 1997 é filho de Laurez da Rocha Moreira, vice-governador do Tocantins. Ele, que é casado e tem um filho, é produtor rural e pecuarista.
Juarez Moreira se apresenta como uma escolha que une tradição e inovação, sempre com o olhar voltado para o futuro de Gurupi, filiado ao PDT.

Outro candidato que participa da corrida à Prefeitura de Gurupi é Cristiano Pisoni (PSDB). Ele, que é do PSDB, é empresário, administrador e pecuarista. Pisoni concorreu pela primeira vez a cargo público. Sua vice é Tatiane Barreto (Cidadania).
PORTO NACIONAL

Ronivon Maciel (União Brasil), que está na corrida pela reeleição à Prefeitura de Porto Nacional, vai voltar na Escola Estadual Costa e Silva, no Jardim Querido, entre 9 horas ou 10 horas, logo depois da missa. Ele deve votar ao lado da esposa, família e alguns aliados.
Ronivon, que é natural de Porto Nacional, ingressou na vida pública em 2012, ao ser eleito vereador de Porto Nacional com 722 votos – o 5º mais bem votado. Em 2016 se elegeu vice-prefeito, ao lado do então prefeito Joaquim Maia e posteriormente uma candidatura a deputado estadual (em 2018), lhe conferiu a surpresa de ser o mais bem votado
do município.
Ele colocou seu nome à disposição para disputar as eleições municipais de 2020, na qual foi eleito para o exercício 2021-2024, ao lado do vice-prefeito Joaquim do Luzimangues, com 11.294 votos. Ele é graduado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) (hoje UFT) e pós-graduado em Gestão Pública, pela Faculdade Sul-Americana de Educação (Fasam).

Joaquim Pereira de Carvalho Neto (Joaquim do Luzimangues) é o vice na chapa de Ronivon. Ele vai votar na Escola Beira-Rio, em Luzimangues, por volta das 10 horas e deverá, também, estar ao lado da esposa, família e alguns aliados.
Em 2012 se elegeu vereador com a bandeira de defender o povo de Luzimangues e lutar pela emancipação do Distrito, sendo reeleito em 2016. Em 2019, se elegeu presidente da Câmara Municipal de Porto Nacional, para o mandato de 2020. Em 2020 foi eleito vice-prefeito ao
lado de Ronivon Maciel com 11.294 votos para o exercício de 2021-2024.
Joaquim Pereira é casado com Joelma Rodrigues Barbosa de Carvalho – atualmente vereadora de Porto Nacional, com quem tem dois filhos. Ele tem 43 anos, é natural de Gurupi, e reside no Distrito de Luzimangues desde 1993.

Antonio Poincaré Andrade Filho (Toinho Andrade) do partido Republicanos, que também está na disputa pelo paço de Porto Nacional, vai votar na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot entre as 9 e horas e estará acompanhado pela sua esposa Virgínia Andrade.
Ele iniciou sua carreira política como vereador de Porto Nacional, onde cumpriu três mandatos. O republicano foi deputado estadual por quatro mandatos, sendo por duas vezes presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Em 2022 foi eleito o deputado federal mais votado do Tocantins, com 63.813 votos, ele cumpre seu primeiro mandato na Câmara Federal. Toinho Andrade é natural de Porto Nacional, tem 64 anos, é casado e pai de quatro filhos.

Já o candidato a vice na sua chapa, Raimundo Nonato Soares Filho (Progressista), vai voltar no Colégio Beira Rio entre as 9 e 10 horas e estará acompanhado de sua esposa.
Em 2016 o progressista disputou uma cadeira na Câmara de Vereadores mas não se elegeu. Já em 2020 ele foi o segundo vereador mais bem votado de Porto Nacional.
Entre outubro de 2023 até meados de março de 2024, Soares se licenciou para exercer o cargo de secretário executivo de Agricultura do Estado do Tocantins.
Ele, que é natural de Poção de Pedras no Maranhão, tem 42 anos e é morador de Luzimangues desde a criação do distrito.
Veja os outros candidatos que disputam a prefeitura de Porto Nacional

Álvaro da A7 (PSB).Ele, que concorre pela primeira vez uma disputa eleitoral, é engenheiro, bacharel em direito e empresário. O vice na sua chapa é o empresário Geraldo Eustáquio de Melo Rocha (PSB).

Nelcir Formehl (NOVO).Ele é agricultor de Porto Nacional e disputa pela primeira vez uma eleição. O seu vice é o odontólogo Marcione José Martins Alves (NOVO).