Connect with us

LUTO

Um dos pioneiros em Araguaína, morre aos 87 anos o pecuarista Epaminondas de Andrade

Publicado

on

O pecuarista Epaminondas de Andrade, 87 anos, morreu neste sábado, 12, em Araguaína, na região norte do Estado. Ele era um dos pioneiros da cidade. Ele, que era natural de Uberaba (MG), chegou em Araguaína em 1988, ano da criação do Estado do Tocantins.

Pecuarista há mais de 60 anos, inovador, sempre à frente do seu tempo, foi uma referência na bovinocultura de corte e seleção genética no Tocantins e em todo o País.

Epaminondas era proprietário da tradicional fazenda Vale do Boi, localizada no município de Carmolândia, que há mais de 40 anos produz e comercializa reprodutores e matrizes Nelore, além de investir no melhoramento genético da raça.
Em 2022, o pecuarista foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins, honraria concedida a cidadãos que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do Tocantins.

Ele também foi destaque da Revista Nelore, em 2014, uma das principais publicações do segmento agropecuário do Brasil; recebeu o troféu de Pecuarista do Ano, em 2012, pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), e, em 2010, o prêmio de melhor gestão de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE, Brasil, no Estado
de Tocantins.

Epaminondas deixa a esposa Walkyria de Andrade, quatro filhos, (Luiz Fernando, Ricardo José, Paulo Henrique e Carlos Roberto) e seis netos.

O velório acontece no Tatersal do Sindicato Rural de Araguaína. Seu corpo será cremado.

TV Amazônia
Os apresentadores da TV Amazônia Rodrigo Magalhães, Flávio Leal e toda a equipe do antigo programa Via Rural, transmitido pela Rede Sat/Tocantins, ficaram consternados com o falecimento do pecuarista. O programa foi ao ar de 2007 a 2010.

“Por muitas vezes realizamos grandes reportagens na Fazenda Vale do Boi. Sempre fomos bem recebidos. Epaminondas, que foi um dos maiores pecuaristas do Brasil, um homem que trouxe a genética para a região
Norte do País, deixa um legado a ser seguido na pecuária, não só no Tocantins, mas no Brasil”, enfatizou Rodrigo Magalhães.
(Da Redação)
(Foto: Divulgação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente