Connect with us

ARAGUAÍNA

Vice de Wagner, Israel Guimarães, tira licença para assumir cargo no governo Wanderlei Barbosa

Ele é irmão do deputado federal Alexandre Guimarães e deve comandar a Mineratins

Publicado

on

Com aprovação unânime da Câmara Municipal de Araguaína ao pedido de licença, o vice-prefeito Israel Guimarães (MDB) vai deixar temporariamente o cargo para assumir uma função no governo estadual. Ele foi indicado para presidir a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), órgão vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

A votação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4, em plenário. O afastamento foi autorizado por meio do Projeto de Resolução nº 014/2025, apresentado pela Mesa Diretora e aprovado em regime de urgência, com pareceres favoráveis da Procuradoria Jurídica e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Nos bastidores, a nomeação é vista como uma articulação política que reforça a aliança entre o grupo liderado pelo deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), irmão de Israel, e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Israel justificou a decisão com base em um convite feito diretamente pelo governador:

“Recebi o convite do governador Wanderlei Barbosa, um governo com ótima aprovação nas pesquisas e que valoriza jovens na gestão. Conversei com o prefeito Wagner Rodrigues, com Max [Fleury, aliado político] e com meu líder maior, o deputado Alexandre Guimarães, para viabilizar minha ida ao Estado.”

Trajetória e novo desafio

Antes de compor a chapa com o prefeito Wagner Rodrigues (União Brasil) nas eleições de 2024, Israel Guimarães presidiu a Agência Tocantinense de Regulação (ATR), também durante a gestão de Wanderlei. Agora, à frente da Mineratins, ele retorna ao Executivo estadual em um momento de fortalecimento da pauta mineral no Tocantins.

A nomeação implica na saída da atual presidente da companhia, Lina Ester Ribeiro.

Repercussão política

A movimentação fortalece os laços entre o MDB, sob a liderança do deputado federal Alexandre Guimarães, e o governador Wanderlei Barbosa, que trabalha para ampliar sua base mirando as eleições de 2026. A indicação de Israel para um cargo estratégico é interpretada como parte de um acordo político de longo alcance, com impacto direto na composição de forças rumo à sucessão estadual.

Internamente, o gesto é visto como resposta à recente movimentação do deputado federal Tiago Dimas, que reassumiu o mandato na Câmara Federal e tem buscado retomar protagonismo político em Araguaína.

Não há prazo definido para o retorno de Israel Guimarães à vice-prefeitura. A licença, de caráter temporário, pode ser revertida a qualquer momento conforme a legislação municipal.

(Com informações do site AF Notícias)

(Foto:  Reprodução)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente