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Qualificação

6 certificações para dar um up na carreira profissional

Conheça as 6 certificações essenciais, independentemente de qual área atua. Elas irão colocá-lo em melhores posições dentro da sua empresa, e ainda são ótimas para recolocações profissionais

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Ao procurar por uma vaga de emprego, ou ao almejar uma promoção, já desistiu porque não tinha todas as habilidades e requisitos necessários para alcançá-los? Infelizmente, a falta de capacitação pode atrasar sua carreira profissional, pois o mercado é acirrado, e precisa de colaboradores devidamente aptos. 

Porém, desistir não pode, nunca, ser uma opção, e por isso, preparamos uma lista de 6 certificações que podem impulsionar a carreira profissional, oferecendo benefícios como desenvolvimento de habilidades, validação de conhecimento e maior competitividade no mercado em diversos setores. 

Saiba quais são os 6 certificados essenciais em qualquer carreira 

1. Tecnologia

Atualmente, consegue pensar em uma área que dispense totalmente o uso da tecnologia? 

Esta é uma tarefa um pouco difícil, não é mesmo? Isso porque, desde a Educação, até a Saúde, Engenharia, Administração, Marketing, entre outras, se apropriam de recursos tecnológicos para melhorarem suas atividades. 

No entanto, não é todo profissional que está preparado para incorporar a tecnologia à sua rotina, e neste caso, os que conseguem, saem na frente. Mas afinal, quais cursos são os melhores? 

Bom, tudo depende de qual é a sua área, podendo variar em: 

  • cursos de software de produtividade;
  • linguagens de programação básicas;
  • ferramentas de análise de dados;
  • sistemas de armazenamento de dados;
  • tecnologias educacionais;
  • gameficação;
  • elaboração de planilhas e gráficos;
  • criação de softwares, etc. 

Uma boa dica na hora da escolha é pesquisar sobre o seu mercado. No Google, por exemplo, digite “sua área + tecnologias”, e saiba quais são as principais demandas e tendências!

2. Marketing Digital 

Nunca se falou tanto em Marketing Digital como tem se falado nos últimos anos. Pesquisas destacam que um marketing (bem feito, é claro), é essencial em qualquer negócio, pois pode consagrar a marca, e consequentemente, alavancar as vendas de produtos e serviços. 

Ainda não se convenceu da importância? Então dê uma olhada nestas pesquisas: 

  • conforme dados da Conversion/KPMG, em 2023, 53% das empresas planejaram aumentar seus investimentos em marketing de conteúdo, e assim, a estratégia passou a ser prioridade de investimento;
  • pesquisa realizada pelo Capterra, indicou que 45% dos profissionais de marketing entendem-no como uma estratégia altamente eficaz para atrair potenciais clientes;
  • de acordo com a Aberdeen, profissionais de marketing que têm o marketing de conteúdo como estratégia, conseguem gerar 67% mais leads em comparação a quem não o faz. 
  • em pesquisa, o Hubspot destacou que: 82% dos profissionais de marketing adotam ativamente o marketing de conteúdo, 70% incorporam o marketing de conteúdo em suas estratégias gerais de marketing, 40% consideram o marketing de conteúdo parte fundamental de seus planos, 51% afirmam que o marketing de conteúdo é a melhor maneira de atrair e reter clientes e para 55% dos profissionais, o marketing de conteúdo é a estratégia principal.

E agora, consegue perceber como o Marketing Digital é relevante? Na área em questão, os mais indicados para a maioria das áreas, são:

  • Fundamentos do Marketing Digital;
  • Estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • Google Analytics e Análise de Dados em Marketing;
  • Publicidade Online (Google Ads, Facebook Ads, etc.);
  • Marketing de Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.);
  • Branding e Gestão de Marca;
  • Marketing de Influência;
  • Marketing de Experiência do Cliente;
  • Análise de Mercado e Pesquisa de Mercado;
  • Marketing Estratégico e Planejamento de Marketing.
  • Habilidades interpessoais e inteligência emocional

A capacidade de se relacionar bem com os outros e gerenciar emoções é essencial para o sucesso em qualquer carreira, pois todos precisam lidar com pessoas e emoções diversas. 

É comum que até mesmo em entrevistas de emprego, o recrutador questione como o candidato lida com pressão, prazos, equipe, liderança, falar em público, entre outros aspectos relacionados ao interpessoal e emocional. 

Assim, o profissional que deseja se destacar, não deve pensar somente em adquirir capacitações técnicas, mas também focar em cursos de habilidades interpessoais e de inteligência emocional, normalmente chamadas de soft skills

3. Comunicação efetiva

Por mais que pareça clichê, a comunicação é, definitivamente, a chave para muitas coisas, inclusive para o sucesso profissional. Saber se expressar corretamente evita desvios de interpretação e as discussões e problemas decorrentes das falhas de compreensão e locução. 

Quantas vezes, uma simples tarefa precisou ser feita várias vezes, pois não ficou claro o que estava sendo pedido? Ou então, quantas vezes uma pessoa chateou-se por pensar que o outro estava sendo rude, quando na verdade, não passou de um mal entendido? 

Para tornar-se um colaborador ou líder de destaque, aposte em capacitações como: 

  • Inteligência emocional no local de trabalho;
  • Negociação e resolução de conflitos;
  • Liderança e trabalho em equipe;
  • Oratória;
  • Comunicação Não-Violenta (CNV);
  • Mindfulness e bem-estar no trabalho.Gestão de tempo 

5. Gestão de tempo 

Pesquisa realizada pela Betania Tanure Associados revelou que o maior desafio profissional enfrentado pelos líderes é a gestão de tempo, saindo na frente da própria gestão de pessoas. 

Uma má gestão de tempo pode atrasar entregas, manchar a imagem com o cliente, desestruturar as atividades empresariais, e demais consequências geradoras de grandes adversidades administrativas, as quais podem tanto prejudicar o profissional em si, como a reputação da empresa. 

Portanto, cursos de gestão de tempo são essenciais, e podem fazer com que os líderes e/ou recrutadores valorizem o profissional com essas certificações, afinal, quem nunca recebeu a temida pergunta: como você lida com prazos? 

6. Gestão de projetos 

A capacidade de planejar, executar e gerenciar projetos é valiosa em qualquer campo. Cursos de gestão de projetos podem fornecer habilidades como definição de metas, alocação de recursos, entre outras capacidades.

Englobando muitas das capacitações acima, cursos dessa área envolvem: 

  • habilidades tecnológicas;
  • gestão de tempo;
  • liderança;
  • comunicação;
  • habilidades interpessoais, etc. 

Projetos existem em todos os setores, e saber como gerenciá-los de modo efetivo, pode (e irá) te colocar em um lugar de destaque, pois profissionais com as habilidades necessárias não são fáceis de serem encontrados. 

Engana-se quem pensa que somente gestores com cargos altos devem se capacitar para gerenciar projetos, pois as competências adquiridas com os cursos em questão, desempenham um papel fundamental em diversas atividades.

Para se ter uma ideia, eles englobam: 

  • Metodologia Ágil;
  • Gerenciamento de escopo, custos e prazos em projetos;
  • Gerenciamento de pessoas e relacionamentos em projetos;
  • Aquisições e contratos em projetos;
  • Gestão e controle da qualidade em projetos;
  • Planejamento e gestão de riscos, entre outras capacitações. 

Ou seja, se pudesse começar por uma certificação, a gestão de projetos abre portas em qualquer área, além de ser uma ótima alternativa para quem busca recolocação profissional. 

O mercado de trabalho, devido à sua constante inovação e alta concorrência, necessita de pessoas que andem neste mesmo sentido, então, não espere um “não” para poder começar a correr atrás do seu sucesso!

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