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Mais agilidade

A partir do próximo dia 13, Instituto de Identificação de Palmas passará a atender por agendamento

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A partir do próximo dia 13 de novembro quem precisar solicitar a emissão da Carteira de Identidade, na sede do Instituto de Identificação de Palmas, deverá fazer o agendamento através do site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins.

“Antes, o interessado podia se dirigir diretamente ao Instituto, mas com essa adequação conseguiremos atender a população com mais agilidade, evitando filas. A pessoa poderá escolher o melhor horário e será atendida exclusivamente naquele período. Isso será de extrema importância, tendo em vista a previsão do aumento do fluxo diante da emissão da nova carteira nacional, que deve ocorrer em dezembro”, destacou a diretora do Instituto de Identificação Elaine Monteiro Tonon.

Nova carteira nacional
O governo federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro, o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. A emissão do novo documento terá padrão nacional e número único para todas as unidades da federação.

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023 que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

“Com a nova identidade, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas e isso diminui a probabilidade de fraudes. Antes era possível uma pessoa ter um número de RG por estado”, reforça Elaine Monteiro Tonon.

A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
(Da ascom da SSP)
(Foto: Divulgação)

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