ENTRETENIMENTO
Aprovado projeto que libera criação do Peixe Panga, de fácil cultivo e carne nobre no Tocantins
A piscicultura em cativeiro do peixe Pangassius Hipophtalmus, conhecido popularmente como Panga, foi aprovada aqui no Tocantins pela Assembleia Legislativa. O peixe é rústico e de fácil cultivo, não possui escamas e tem apenas a espinha dorsal.
Com uma grande similaridade com a carne da Tilápia, espécie que também foi introduzida no Tocantins, o peixe terá fácil aceitação no cardápio do povo tocantinense, contando também com um preço mais acessível.
O peixe não é carnívoro e o clima tocantinense é extremamente favorável a criação do Peixe Panga, e por isso seu cultivo além de permitido, sendo também encorajado, vai possibilitar a chegada de benefícios econômicos e alimentares aos cidadãos do Tocantins.
Potencial econômico
Jorge Frederico comemorou a aprovação do projeto. “O Brasil gasta anualmente cerca de 140 milhões de dólares com a importação dessa espécie. Com o seu cultivo no estado do Tocantins, o comércio estadual vai ser valorizado, aumentando o potencial econômico do Estado e do país”.
Origem
O peixe é oriundo do continente asiático, mais especificamente do Vietnã, e é considerado no Brasil como espécie exótica. A espécie chegou no país há cerca de 10 anos e se adaptou perfeitamente ao clima local, principalmente ao dos estados das regiões Norte e Nordeste. (Com informações da ascom do deputado)