Connect with us

Premiação

Caps ADIII de Araguaína fará parte do webdocumentário nacional “Brasil, aqui tem SUS”

Publicado

on

Araguaína recebeu, nesta semana, profissionais de Brasília (DF) para as filmagens do webdocumentário “Brasil, aqui tem SUS”. A produção faz parte da premiação que o CapsAD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) obteve durante o 37º Conasems (Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), evento realizado em julho deste ano. Araguaína foi a única cidade do Tocantins que se destacou pelo desenvolvimento do programa SisC@ps Banco de Dados.

“Ficamos muito surpresos e satisfeitos em sermos premiados com este webdocumentário, pois é uma forma de reconhecer o trabalho de um servidor dedicado, dinâmico e eficiente. Ele teve essa iniciativa de desenvolver um sistema em prol da saúde mental e que nos permite ter uma dimensão do paciente e de todo o histórico dele de tratamento”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O software melhorou a qualidade do atendimento e organizou o cadastro de dados dos pacientes do CapsAD III. O sistema foi idealizado pelo servidor Klaubher Feitosa, que atua há nove anos no Município.

“Foi gratificante e emocionante acompanhar a equipe que está produzindo esse material, é um reconhecimento nacional. O webdoc será uma forma de deixar registrado e mostrar para a população a qualidade do serviço que desempenhamos, desde a comunidade que precisa de atendimento e não sabe como ter acesso, até os treinamentos de equipe”, disse Klaubher.

Mais do que um sistema de computador
As gravações foram feitas pela TV Mais Conasems e iniciaram no CAPS ADIII, onde foi filmado o funcionamento do programa e captadas as entrevistas com os servidores. Outros locais das filmagens para o webdocumentário foram o Setor Costa Esmeralda, onde duas visitas de rotina foram acompanhadas, e a Unidade de Acolhimento Adulto, que fica próximo ao Parque das Águas. A equipe ainda realizou outras gravações da cidade, para mostrar a infraestrutura e pontos turísticos.

“Quando chegamos aqui, percebemos que é mais do que um sistema de computador. Os dados são organizados, porém histórias são contadas por meio do acompanhamento, do tratamento, a busca ativa, por isso a gente resolveu transformar um webdoc, que seria simplesmente para falar de um sistema, em histórias reais, desde a rotina dos profissionais do Caps ao dia a dia com os pacientes”, explicou o diretor de núcleo centro-oeste do webdocumentário, Constâncio Viana.

Como assistir o webdoc?
O webdoc “Brasil, aqui tem SUS” foi lançado no portal da Mais Conasems no dia 30 de outubro. Clique aqui para ter acesso ao link ou ainda por meio do canal do Youtube @canalCONASEMS. A previsão é que o episódio sobre o Caps AD III de Araguaína seja disponibilizado até março de 2024.

Semanalmente, a TV divulga um novo episódio que possui entre 6 a 7 minutos de duração. Dentre as cidades com programas e projetos premiados e que podem ser assistidos pela população, estão Campo Alegre (AL), Abaetetuba (PA) e São Lourenço do Sul (RS).
(Da ascom da Prefeitura de Araguaína)
(Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente