Connect with us

5.124 vagas

Em audiência administrativa no MPTO, Estado anuncia formação da comissão organizadora do concurso da Saúde

O último certame da SES aconteceu há 18 anos, o que levou o serviço público a trabalhar com um número excessivo de contratações

Publicado

on

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve do Estado a resposta de que o edital que define a comissão organizadora será publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 2. A partir da publicação, a comissão deve começar a avaliar o calendário para o cronograma do concurso, conforme foi comunicado em audiência administrativa realizada na sede do MPTO, nesta segunda-feira, 2.

Os gestores da Secretaria da Administração (Secad) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) garantiram que o Estado vai contratar uma banca de nível nacional para conduzir o concurso público. Também informaram que deverão ser lançados dois editais diferentes, dada a quantidade e diversidade de cargos envolvidos. A previsão, já anunciada, é de 5.124 vagas. 

Para a promotora de Justiça Araína Cesárea, da área da Saúde, a realização de um certame com esta dimensão vai definir um novo perfil para os serviços públicos de saúde. “O impacto é imensurável”, disse. Ela também celebrou o fato de que a realização do concurso nasce do diálogo institucional maduro, o que evitou que o Ministério Público precisasse ingressar com ação na Justiça.

Já o promotor Vinícius de Oliveira e Silva, da área de defesa do patrimônio Público, avaliou que o concurso restabelece a ordem constitucional e corrige erros que vêm de gestões anteriores. 

O último certame da SES aconteceu há 18 anos, o que levou o serviço público a trabalhar com um número excessivo de contratações e também a sofrer com a rotatividade de servidores e com a dificuldade para encontrar especialistas de determinadas áreas médicas.

Participaram da reunião no MPTO gestores da SES, Secad, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública Estadual, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem.

(Da ascom do MPTO)
(Foto: Divulgação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente