DENÚNCIA
Homem que agrediu cadela e jogou tinta para disfarçar sangramento é denunciado pelo MPE
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ofereceu nesta sexta-feira, 22, denúncia criminal contra o pintor Pedro César França que feriu uma cadela com golpe de marreta na cabeça. Ele é morador da cidade de Lajeado.
O fato ocorreu em dezembro de 2018, tendo mobilizado a vizinhança do denunciado em socorro ao animal e repercutido em redes sociais e sites de notícias. Para disfarçar o sangue e os ferimentos, o agressor jogou tinta vermelha sobre o animal.
No dia do ocorrido, a Polícia Militar foi acionada e prendeu o agora denunciado Pedro César França nas proximidades de sua residência. Ele confirmou ser dono da cadela e confessou a autoria do delito.
Pedro César vai responder por praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animal doméstico, crime tipificado no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça João Edson de Souza, que juntou à peça judicial o laudo clínico emitido pelo médico veterinário que prestou atendimento. Segundo o laudo, o animal apresentou ferimentos e cortes na região da cabeça, com fratura do crânio, inflamação nasal com muito sangramento e uma protusão traumática no olho. Também registrou-se suspeita de lesão cerebral, já que a cadela apresentou paralisia unilateral.
Novo lar
Depois do ataque, a cadela foi resgatada e sobreviveu. Ela foi adotada por uma professora e atende agora por Princesa. “É minha filha agora!”, disse Cláudia Gonçalves