Connect with us

ENTRETENIMENTO

Morre aos 81 anos Odir Rocha, ex-prefeito de Palmas e Colinas, médico, poeta e contista

Publicado

on

Morreu na noite desta quarta-feira, 4, o ex-prefeito de Palmas e de Colinas o médico Manoel Odir Rocha, 81 anos. Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29. O velório vai ocorrer na Assembleia Legislativa (Aleto). O horário ainda está sendo definido.

Perfil

Odir Rocha era mineiro de Araguari. Em 1971 montou um pequeno hospital em Colinas, da qual foi prefeito. Após seu mandato, veio para Palmas e foi secretário de Ação Social e Habitação no governo do primeiro prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos. Ainda foi secretário estadual da Administração e secretário extraordinário para Assuntos Metropolitanos, nos governos Siqueira Campos.

Em 1996 foi eleito prefeito de Palmas, depois nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, secretário municipal da Cultura e ainda da Saúde.

Era poeta, contista pesquisador em história, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Em 2002 publicou o livro de poemas “Do amor à terra”, em 2006 o de contos “Auscultando a vida”; em 2007 outro de poemas, “Terracanto”; seguido em 2008 por mais poesia, com “Caminhada”. Em 2011 veio outra obra de contos, “Ipobajá”; e, em 2012, o de contos e crônicas “Empina-se pipa na terceira idade?”.

Em 2010 foi o escritor regional homenageado no 6º Salão do Livro do Tocantins. Dr. Odir era casado com dona Dirce Noda Rocha, com quem teve três filhas.

(Com informações da Coluna CT)

Leia a íntegra das notas de pesar

“Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de maio.

Tive o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas, tendo acompanhado seu trabalho à frente do Executivo da Capital. Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins.

Médico dedicado ao bem estar de seus pacientes, Odir Rocha foi ainda deputado federal pelo Tocantins e prefeito de Colina do Tocantins. Além disso, exerceu diversos cargos no governo do Estado. Assim como na vida pública e na medicina, Odir Rocha se revelou exímio escritor, deixando poesias e contos eternizados em vários livros publicados.

À sua esposa Dirce Rocha, suas filhas, netos, demais familiares e amigos que, assim como eu, sentem a partida de Odir Rocha, desejo e clamo ao nosso eterno e bom Deus que envie o consolo de seu Santo Espírito para acalentar os corações enlutados nesse momento. A todos os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins”

————–

“Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.

Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.

Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.

Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos.

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas”

—————

“É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Odir Rocha, líder político, médico e escritor, nesta quarta-feira (04). Ele deixa em seu legado a marca de uma gestão popular quando prefeito de Palmas (1996), bem como por suas narrativas nas linhas das obras publicadas e serviços prestados à população.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

Rogério Ramos – Presidente do Conselho do Sebrae

Moisés Gomes – superintendente do Sebrae

Eliana Castro – Diretora técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças”

—————

“O Tocantins perde uma grande referência com o falecimento do Dr. Odir Rocha. Um ser humano ímpar, de bom coração, que muito contribuiu para a criação do nosso Estado. Em 1989, exerceu a função de prefeito, em Colinas do Tocantins, época em que meu pai, Vicentinho Alves, foi prefeito de Porto Nacional. Diante das pautas municipalistas, nossas famílias firmaram a partir dali uma amizade pautada em admiração e respeito.

Enquanto prefeito da Capital, Dr. Odir destacou-se pela eficiência na qual administrou Palmas, assim como o trabalho que desempenhou na Câmara dos Deputados. Neste momento de tristeza, solidarizamo-nos com Dona Dirce, sua esposa, suas filhas, netos, familiares e amigos. Rogamos a Deus que conforte os corações enlutados e dê ao seu filho o merecido descanso.

Descanse em paz!

Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família

—————–

“É com tristeza que recebo a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha. Um dos primeiros a comandar a nossa capital, ele é parte importante da nossa história e participou diretamente para o desenvolvimento da cidade também como secretário.

Ele sempre teve o carinho e respeito com a nossa família, principalmente com o meu pai, Zé Gomes, com quem participou na instalação da Academia Tocantinense de Letras e ocupou o seu lugar após falecimento.

Neste momento de dor, desejo que Deus possa confortar os amigos e familiares do ex-prefeito. Também expresso o nosso sentimento de gratidão. Vá em paz!

André Gomes

Vice-prefeito de Palmas”

—————–

Recebi com pesar a triste notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Manoel Odir Rocha, na capital, nesta quarta-feira, 4, aos seus 81 anos.

Dr. Odir Rocha, foi médico de carreira e como político muito contribuiu ao nosso Estado, enquanto prefeito de Palmas, prefeito de Colinas do Tocantins e também como Deputado Federal.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste homem respeitado.

Jorge Frederico
Deputado Estadual

—————–

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do médico, político e escritor Odir Rocha, aos 81 anos, nesta quarta-feira, 4. Ele lutava contra um câncer e morreu em um hospital de Palmas.

Natural de Araguari, no Estado de Minas Gerais, mudou para o então norte goiano em 1971, quando montou pequeno hospital em Colinas. Era formado em medicina pela faculdade de ciências médicas da PUC do Paraná e foi vice-presidente da Associação Médica da Regional Araguaína.

Na política, foi prefeito de Colinas e de Palmas, deputado federal e exerceu cargos de secretário estadual e municipal. Já na literatura, escreveu contos e poemas e foi membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

O velório será realizado na Alesto (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins). Odir deixa a esposa Dirce Noda Rocha, três filhas e netos.

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.

Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína


Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente