Connect with us

Educação e Cultura

Professora Regina Braga é homenageada na Assembleia Legislativa do Tocantins no Dia do Nordestino

Natural do Piauí, a educadora recebeu reconhecimento por sua trajetória de dedicação à educação, à gestão pública e à valorização da cultura nordestina no Estado

Publicado

on

A professora Regina de Sousa Lima Braga foi uma das homenageadas na manhã desta quarta-feira (9) durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em alusão ao Dia do Nordestino, comemorado nacionalmente em 8 de outubro. O evento, marcado por emoção e reconhecimento, reuniu familiares, autoridades e convidados para celebrar o legado cultural e social do povo nordestino no Tocantins.

A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Marcus Marcelo (PL), autor do requerimento que reconheceu a contribuição de nordestinos que ajudaram a construir e desenvolver o Estado.

“Hoje celebramos não apenas a presença, mas a força, a cultura, a história e a contribuição inestimável do povo nordestino para a construção da identidade e do desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o parlamentar.

Natural de Picos, no Piauí, Regina Braga expressou gratidão pela homenagem e relembrou sua trajetória.

“Decidimos sair do Nordeste em busca de novas oportunidades num Estado que crescia junto com a gente. Tenho enorme carinho pelo Tocantins, especialmente por Araguaína, que me acolheu e me fez construir vínculos e família. Me sinto privilegiada e muito grata”, disse.

Servidora efetiva da Rede Estadual de Ensino desde 2010, Regina também foi aprovada em concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2015. Atualmente, está cedida à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins, no 2º Núcleo Regional de Papiloscopia de Araguaína, e ao Ministério da Cultura, onde atua na Subsecretaria de Gestão de Prestação e Tomada de Contas.

Graduada em Pedagogia e Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí, Regina Braga possui pós-graduação em Pedagogia Empresarial, Docência do Ensino Superior, Contabilidade Pública e Auditoria Governamental.

Casada com o professor Luís Boenergio da Silva Braga, é mãe de Ceres Lima Batista e Cecília Lima Braga. Sua trajetória foi lembrada como exemplo de compromisso com a educação, o serviço público e a valorização da cultura nordestina no Tocantins.

Presente à solenidade, o governador em exercício Laurez Moreira (PSD) parabenizou a iniciativa da Aleto e ressaltou a importância da homenagem aos nordestinos que escolheram o Tocantins como lar.

O Dia do Nordestino foi instituído pela Lei Federal nº 13.835/2019, em homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré, símbolo da cultura popular e da resistência do povo nordestino.

(Por Luís Boenergio/Redação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente