Connect with us

TOCANTINS

Reestruturação nos comandos da PM alcança Araguaína, Palmas e Gurupi; entra em vigor a partir desta 2ª

As medidas seguem as diretrizes estratégicas de gestão de efetivo e adequação operacional da corporação

Publicado

on

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio da Portaria nº 572/2025, publicada em 12 de dezembro, realizou adequações no efetivo de oficiais e praças, incluindo mudanças nos comandos de policiamento das principais cidades do Estado e na subchefia do Estado-Maior. As medidas seguem as diretrizes estratégicas de gestão de efetivo e adequação operacional da corporação.

Entre as movimentações, destaca-se o retorno do comandante-geral da PMTO, coronel QOPM Márcio Antônio de Barbosa Mendonça, que já havia sido anunciado, além da nomeação de novos comandantes para a capital, Palmas, e para os municípios de Araguaína e Gurupi.

Na Capital, o tenente-coronel QOPM Thiago Monteiro Martins, que estava à frente do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), assume agora uma função estratégica no Estado-Maior da PMTO, comandando a área de Comunicação Institucional, anteriormente chefiada pelo tenente-coronel QOPM Cleiber Levy Gonçalves Barsilino. Em seu lugar, o comando do 1º BPM passa a ser exercido pelo tenente-coronel QOPM Gustavo Bolentini de Araújo Machado.

Em Araguaína, o tenente-coronel QOPM Valdeone Dias da Silva deixa o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) para assumir o Comando de Policiamento da Capital (CPC), uma das funções estratégicas de fundamental importância para a corporação.

O tenente-coronel QOPM Wesley Dias Costa, que comandava o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em Gurupi, assume agora o comando do 2º BPM, em Araguaína, unidade referência na PMTO e de grande relevância para o Tocantins.

Para o 4º BPM foi designado o tenente-coronel Renato Marques Lisboa, que até então comandava a 1ª Companhia Operacional da Polícia Militar, sediada em Luzimangues.

Além das mudanças nos comandos operacionais, a PMTO passa a contar com o coronel QOPM Dosautomista Honorato de Melo como novo subchefe do Estado-Maior, em substituição ao coronel QOPM Marizon Mendes Marques, designado para a função de Corregedor-Geral da corporação. Já a Coronel Lourdes Cristina Coelho, então comandante do Comando de Policiamento da Capital, assume a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Corporação.

A Portaria ressalta que, conforme a Lei nº 2.578, de 20 de abril de 2012, os policiais militares, no âmbito estadual, podem ser movimentados em decorrência da vivência profissional e do cumprimento dos deveres inerentes à atividade policial militar, podendo servir em qualquer parte do Estado e, quando designados, em outras localidades do país ou no exterior.

As movimentações têm como objetivo a oxigenação dos quadros de comando e o aperfeiçoamento permanente do serviço de segurança pública prestado à sociedade. As passagens de comando e a efetivação das mudanças administrativas estão previstas para ocorrer a partir do dia 15 de dezembro e seguem até o dia 05 de janeiro de 2026.

Para o comandante-geral da PMTO, coronel QOPM Márcio Antônio de Barbosa Mendonça, as mudanças fortalecem a corporação. “A Polícia Militar é uma instituição dinâmica, e essas adequações trazem uma nova dinâmica administrativa e operacional às unidades e à corporação como um todo, com o trabalho de policiais experientes e altamente capacitados.

A renovação constante da PMTO faz parte do aperfeiçoamento contínuo que busca garantir a segurança de todos os cidadãos tocantinenses. Nosso compromisso é prestar um serviço de excelência à comunidade, o que só é possível graças a homens e mulheres que honram, diariamente, a nobre missão de servir e proteger”, ressaltou.

(Da ascom da Polícia Militar)
(Foto: Ascom PMTO)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente