Connect with us

CAPA

Uma das principais lideranças da comunidade quilombolas, Dona Juscelina do quilombo morre aos 92 anos

Publicado

on

Morreu na manhã desse sábado, 3, Lucelina Gomes do Santos, 92 anos, mais conhecida como dona Juscelina do quilombo Dona Juscelina. Ela era uma das principais lideranças da comunidade quilombolas em Muricilândia, norte do Tocantins.

Dona Juscelina era a matriarca e presidente de honra da comunidade que leva seu nome e que reúne cerca de 260 famílias. Ela era uma das personalidades quilombolas mais conhecidas no Tocantins.

Vacinação
Ela foi a primeira idosa a ser imunizada contra a covid-19 em Muricilândia. O secretário municipal da Saúde, Rosivelt Cormineiro, acompanhou a vacinação de Dona Juscelina.

Na época ela comemorou. “Sensação de alegria, graças a Deus! A fé nunca passou e agora tenho a segurança de ter uns dias de vida a mais com a vacinação. O prefeito e o secretário têm muito cuidado com essa velha de 91 anos”, agradeceu a quilombola.

Homenagem
O Conselho Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou a concessão do título de Doutora Honoris Causa a ela que morreu antes de receber a homenagem. Dona Juscelina foi a primeira idosa a ser imunizada contra a covid-19 em Muricilândia.

O título é atribuído a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Confira notas de pesar
“Uma mulher simples de uma sabedoria imensurável. Neste sábado, aos 92 anos, Dona Juscelina se despediu de nós, mas deixa um legado de luta, de quem não hesitou em enfrentar, com serenidade e fé, os desafios da vida. Tive a honra, não só de conhecê-la, mas de contar com o seu carinho e amizade. Neste momento de muita tristeza e reflexão, que a sua trajetória de vida seja um incentivo a continuar lutando por um Tocantins de oportunidades para todos.

Com imenso pesar, por esta perda inestimável, solidarizo-me com as famílias que residem na comunidade quilombola Dona Juscelina, familiares, amigos e muricilandenses. Em oração, pedimos a Deus que acolha sua filha e lhe dê o merecido descanso.

Deputado Federal Vicentinho Júnior”

“Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento da Dona Juscelina (91), uma amiga, quilombola, símbolo de resistência e mãe do nosso companheiro e vice-prefeito de Muricilândia, João Filho, a quem tenho muito apreço.

Ela, que nos deixa numa data simbólica – Dia Nacional Contra a Discriminação Racial (3 de julho) – foi um dos maiores exemplos de representatividade feminina, no Tocantins, na luta contra a discriminação racial. Uma líder nata.

Aos amigos e familiares, aos quilombolas e seus descendentes, aos moradores de Muricilândia e a todos que reconhecem o valor da dona Juscelina e que sentem o tamanho dessa perda irreparável, deixo meus sinceros sentimentos.

Descanse em paz.
Nossa profunda gratidão e respeito pelo que construiu em vida.

Issam Saado

Deputado Estadual”

“Minha grande amiga dona Jucelina partiu. Deixando saudade em muitos corações inclusive no meu. Estou em Brasília impossibilitado de ir a Muricilândia terra querida para me despedir. Mas daqui sempre reconhecerei o valor desta grande brasileira. Negra religiosa solidária🙏Rogo a Deus que a proteja e descanse em paz.

Ex senador da República
Vicentinho Alves”
(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente