CAPA
Prefeito se reúne com secretária de Educação, vereadores e representantes do Sintet para debater as sobras orçamentárias do Fundeb
O prefeito Djalma Jr e a secretária municipal de Educação, Ana Célia Macena, reuniram-se com vereadores, assessoria jurídica, contabilidade, Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sintet) e a categoria dos educadores da rede municipal de Wanderlândia para esclarecer sobre a tramitação do Projeto de Lei n° 10.880, de 2018, que dispõe sobre a destinação de sobras orçamentárias do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira, 22.
Na oportunidade, o chefe do executivo mostrou a todos os presentes o saldo existente na conta do Fundeb até o momento que é de R$ 1.570.146,73 e disse ter consciência de que ainda há despesas a serem honradas até o final do ano vigente, como pagamento de folhas, consignados, imposto de renda e INSS, porém, em contrapartida, ainda há despesas a serem creditadas de modo que ficará um saldo bastante significativo para que seja rateado em forma de abono para a categoria.
O prefeito manifestou a sua vontade em ratear o recurso, mas disse que ainda está no aguardo da aprovação do Projeto de Lei que já passou pela Câmara Legislativa, restando uma segunda instância que é o Senado Federal. O gestor declarou que tão logo a lei seja aprovada a categoria receberá esse recurso em forma de abono ou rateio.
Gestão
O prefeito elogiou a sua equipe evidenciando que o saldo positivo na conta é fruto de um trabalho realizado com muita competência e compromisso e sobretudo com muito respeito à legalidade e aos princípios da transparência no que tange à gestão do dinheiro público.
Ressaltou que as ações do contador e da secretária de educação renderam a possibilidade de se empregar, de fato, a valorização dos profissionais que, em breve, acontecerá por meio da aprovação do plano de carreira dos professores que já está em processo de análise e reajuste.
De acordo com a prefeitura, a categoria mostrou-se satisfeita com o resultado da reunião, pois viram que a gestão está realmente preocupada com a valorização dos profissionais e tem o objetivo de ofertar uma educação de qualidade na rede por meio de melhores condições de trabalho para seus servidores.
(Da Redação)