Connect with us

CAPA

Pesquisa no HDT-UFT de Araguaína visa qualidade de vida para pacientes com cirrose hepática

Publicado

on

A dois anos foram iniciados os estudos de casos dos pacientes cirróticos atendidos no serviço de Hepatites e Fígado do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) em Araguaína, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). o objetivo dos pesquisadores é conhecer o perfil clínico e epidemiológico desses pacientes, em busca de métodos que evitem o agravamento da patologia promovendo uma melhor qualidade de vida para os acometidos.

A pesquisa está sendo coordenada pelo médico especialista em gastroenterologia, Jônio Arruda Luz, e conta com a colaboração de residentes. De acordo com o coordenador a pesquisa pretende também avaliar as variáveis mais relevantes relacionadas às complicações clínicas associadas à cirrose hepática (CH); classificar de acordo com o escore de Child-Pugh-Turcotte e associar ao desfecho clínico. O método trata-se de estudo observacional por análise de variáveis pré-definidas em questionário e colhidas no ato do atendimento ao paciente.

O médico também afirmou que os resultados esperados do estudo comprovarão a necessidade de orientação do abuso do álcool, ao controle de peso e métodos preventivos à infecção pelas hepatites virais B e C, a fim de evitar novos casos de CH.

Cirrose é a distorção disseminada da estrutura interna do fígado que ocorre quando uma grande quantidade de tecido hepático normal é permanentemente substituída por tecido cicatricial não funcionante. O tecido cicatricial se desenvolve quando o fígado é lesionado repetida ou continuamente. Possui importante morbimortalidade e está associada a complicações como a descompensação e a evolução para câncer de fígado, que conferem pior prognóstico à doença.

O consumo excessivo e crônico de álcool, hepatite viral crônica e fígado gorduroso devido a obesidade e diabetes são as causas mais comuns de cirrose. Diversos distúrbios, medicamentos ou toxinas, chás, ervas e suplementos são causas menos comuns de lesão crônica do fígado. Os sintomas, quando a doença começa a se manifestar clinicamente, incluem fraqueza, edema, falta de apetite, perda de massa muscular, cansaço e mal-estar generalizado.

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente