POLÍTICA
DOE confirma Jairo Mariano na Sefaz e traz retornos de Bruno Azevedo à SSP e de Cledson Lima ao Naturatins; Igeprev e Seduc também tem titulares definidos
O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) definiu titulares de mais cinco pastas na edição desta terça-feira, 9, do Diário Oficial do Estado (DOE)

O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) definiu titulares de mais cinco pastas na edição desta terça-feira, 9, do Diário Oficial do Estado (DOE). Como antecipado pelo Em Off, o ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) Jairo Mariano (PDT) retornou à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Aliado do atual gestor, o pedetista chegou a compor o secretariado de Wanderlei Barbosa (Republicanos) – titular afastado do cargo – desde o mandato tampão, em 2021, até pedir para sair em novembro de 2023, o que marcaria o início do rompimento entre os eleitos em 2022.
Três nomeados por Wanderlei retornam
O Diário Oficial também chama atenção por confirmar o retorno de três secretários nomeados por Wanderlei Barbosa em 2025. Laurez Moreira resolveu reconduzir o delegado Bruno Azevedo à Secretaria da Segurança Pública (SSP), o engenheiro Cledson da Rocha Lima ao Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e a administradora Bárbara Jesuína à presidência do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev).
Seduc
Por fim, o governador em exercício nomeou Hércules Jackson Moreira Santos como novo secretário da Educação do Tocantins.
Reestruturação
Com as nomeações, Laurez Moreira confirma a substituição de 11 dos 51 nomes do primeiro escalão que foram exonerados com o afastamento de Wanderlei Barbosa, além de contabilizar a recondução de três secretários.
Veja os secretários definidos por Laurez Moreira:
– JAIRO SOARES MARIANO para exercer o cargo de Secretário de Estado da Fazenda;
– BRUNO SOUSA AZEVEDO para exercer o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública;
– BÁRBARA JESUÍNA MENDES GOMES para exercer o cargo de Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins
– HÉRCULES JACKSON MOREIRA SANTOS para exercer o cargo de Secretário de Estado da Educação;
– CLEDSON DA ROCHA LIMA para exercer o cargo de Presidente do Instituto Natureza do Tocantins;
– AILTON PARENTE ARAÚJO para exercer o cargo de Chefe de Gabinete do Governador;
– LUIZA ROCHA PINHEIRO para exercer o cargo de Secretária de Estado da Comunicação;
– VITOR OLIVEIRA SANTOS ROCHA TELES para exercer o cargo de Secretário-Chefe da Casa Militar;
– CÉSAR HANNA HALUM para exercer o cargo de Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária;
– JOSUÉ PEREIRA DE AMORIM para exercer o cargo de Procurador-Geral do Estado;
– HERBERT BRITO BARROS para exercer o cargo de Presidente do Instituto de Terras do Estado do Tocantins;
– VÂNIO RODRIGUES DE SOUZA para exercer o cargo de Secretário de Estado da Saúde
– ANTÔNIO TRABULSI SOBRINHO para exercer o cargo de Presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura
– ROMILDO SANTOS BARBOSA para exercer o cargo de Presidente do Departamento Estadual de Trânsito
(Com informa da CCT)
(Fotos: Montagem CCT)