Connect with us

Cultura & Entretenimento

Entre livros, cinema e brincadeiras, MovCEU transforma quintal da Vila Agrotins em espaço de cultura e descoberta

Equipamento cultural itinerante participou da comemoração do Dia das Crianças promovida pela AMEA, em Palmas, e aproximou crianças e famílias de experiências com leitura, audiovisual e tecnologia

Publicado

on

Um varal de livros entre as árvores, crianças espalhadas pelo quintal com lápis de cor nas mãos e uma van que despertava a curiosidade de quem se aproximava. Na manhã do último sábado, 31 de outubro, o quintal da casa de Maria Barroso, presidente da Associação das Mulheres Agricultoras da Agrotins e Entorno de Base da Agricultura Familiar (AMEA), na Vila Agrotins, em Palmas, ganhou novos cenários e possibilidades. O MovCEU, equipamento cultural itinerante do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chegou à comunidade como uma das atrações da comemoração do Dia das Crianças, transformando o espaço em um ambiente de encontro, leitura, brincadeira e descoberta.

Entre as árvores, os livros formavam um varal convidativo. Em outro canto, um cinema itinerante apresentava produções audiovisuais voltadas ao público infantil. Óculos de realidade virtual despertavam a curiosidade de quem experimentava a tecnologia pela primeira vez, enquanto um grande tapete, acompanhado de lápis de cor e papel, convidava a criançada a desenhar e soltar a imaginação. Dentro do veículo, a biblioteca também podia ser visitada por crianças, adolescentes e adultos. Os brinquedos infláveis completavam a paisagem de uma manhã dedicada à convivência e à celebração.

A programação teve abertura oficial e reuniu moradores da comunidade, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de autoridades e representantes da AMEA. Para Maria Barroso receber o MovCEU na comemoração do Dia das Crianças, realizada pela associação há dez anos, foi motivo de alegria e entusiasmo. A presença do equipamento trouxe novas experiências para a programação e surpreendeu crianças e adultos.

“É uma maravilha, e a gente se sente tão feliz de estar no meio dessa criançada. É uma coisa inovadora. Os adultos, as crianças, todos adoraram. Acharam diferente. É uma modernidade, esse cinema, biblioteca. É uma experiência nova para a gente, que não tinha conhecimento”, relata a presidente.

A experiência, segundo Maria, também evidencia a importância de iniciativas que aproximam as atividades culturais de comunidades que nem sempre dispõem de espaços e oportunidades para vivenciá-las.

“Às vezes as pessoas não tem como ter um cinema, não tem como ir a uma diversão, e vocês vêm até a gente. Por isso que nós temos que valorizar a cultura. Quantas pessoas que não tinham ainda visto um cinema? Não tinham sentado numa cadeira para estar com óculos daquele?”, destaca Maria Barroso, ao agradecer a parceria entre os governos Federal e Estadual.

Uma van que tem tudo

A curiosidade das crianças foi uma das marcas da manhã. Aos dez anos, Carlos Henrique explorou o MovCEU, fez perguntas sobre o funcionamento dos equipamentos e, entusiasmado com o que encontrou, chamou as duas irmãs para conhecerem o veículo também.

Ao resumir a experiência, o menino definiu o equipamento de um jeito simples e espontâneo: “Essa é uma van que tem tudo”.

A frase traduz a diversidade de recursos reunidos no veículo, que oferece diferentes possibilidades de contato com equipamentos culturais, a leitura e a tecnologia. Para a coordenadora das atividades do MovCEU, Bruna Oliveira, a proposta é justamente aproximar esses acessos da população, por meio de experiências que envolvem arte, cultura, livros, leitura e recursos tecnológicos.

A itinerância permite que o equipamento chegue a espaços comunitários e estabeleça contato direto com pessoas de diferentes idades. Na Vila Agrotins, essa aproximação também aconteceu entre as famílias que acompanharam as crianças e aproveitaram para conhecer as atividades.

Foi o caso de Maria do Bonfim Carvalho Alves, futura moradora da comunidade, que levou quatro crianças para participar da programação: as duas filhas, uma sobrinha e uma colega da escola. Enquanto supervisionava as meninas, ela também conheceu o veículo e experimentou as atividades disponíveis.

“Está maravilhosa. As crianças gostaram e experimentaram tudo: óculos, livros, pintura”, conta.

Cultura e convivência na comunidade

A presença do MovCEU na comemoração organizada pela AMEA reforçou o caráter comunitário da ação. Ao ocupar o quintal da casa de Maria Barroso, o equipamento se integrou ao espaço de convivência da associação e proporcionou experiências culturais para diferentes gerações.

Entre as páginas dos livros, as imagens projetadas no cinema e as descobertas proporcionadas pela realidade virtual, a manhã de sábado foi marcada pela curiosidade e pela participação das famílias. Além de conhecer uma estrutura itinerante, os moradores tiveram a oportunidade de experimentar diferentes linguagens culturais em um espaço próximo de suas casas.

A atividade integra a programação do MovCEU no Tocantins, que prevê novas agendas em Palmas, com ações comunitárias e educativas.

Sobre o MovCEU

O MovCEU é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), vinculada ao programa Territórios da Cultura, que transforma veículos adaptados em equipamentos culturais itinerantes. A estrutura oferece atividades culturais e tecnológicas, com recursos como biblioteca, estúdio de podcast, audiovisual e equipamentos de realidade virtual.

No Tocantins, a iniciativa é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Governo Federal, com a proposta de facilitar o acesso da população a equipamentos culturais, especialmente em pequenos municípios e comunidades tradicionais.

(Por: Lia Cerqueira/Governo do Tocantins)
(Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente