CAPA
Novos equipamentos são entregues para reforçar segurança nas Unidades Prisionais
Todas as unidades prisionais do Tocantins estão equipadas com novo armamento, dentro do projeto de modernização e reforço na segurança do Sistema Penitenciário (Sispen). O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, reuniu os diretores de todas as casas penais para fazer a entrega formal de 100 espingardas calibre 12 de uso restrito militar e policial. A solenidade foi realizada na sede da Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen), em Palmas.
De acordo com o superintendente do Sispen, Orleanes Alves, dotar as unidades com esse tipo de armamento é uma demanda antiga da gestão e motivo de comemoração. O superintendente ainda frisou que “Esse modelo de espingarda é o mais versátil que chega ao Sistema, que pode ser usada com munição letal para escoltas e até em missões de alto risco e na contenção de motins.
Está previsto ainda para este ano o recebimento de mais de 65.500 itens de segurança para utilização na rotina operacional das casas penais, ao custo de cerca de R$2.100.000,00. Serão adquiridas pistolas, fuzis, espingardas, munições,projéteis, spray de pimenta, cartuchos, granadas, entre outros. Além disso,haverá a aquisição de três viaturas blindadas.
Ainda no quesito reforço na segurança, a Seciju está adquirindo 19 scanners corporais que serão colocados nas três maiores unidades penitenciárias e outras de médio porte.