Connect with us

CAPA

Grupo de 25 médicos cubanos se coloca à disposição do governo nesse período de pandemia do coronavírus

Publicado

on

O Portal Araguaína Urgente teve acesso à carta enviada ao governador Mauro Carlesse (DEM) assinada por um grupo de 25 médicos cubanos se colocando à disposição do Estado durante esse período de pandemia do coronavírus. O documento é datado de 27 abril e foi protocolado no Palácio Araguaia às 13h20 do dia 28 de abril.

Segundo o documento, os médicos fazem parte do Programa Mais Médicos do governo federal e trabalharam no Estado até novembro de 2018, período em que foi rompido o contrato entre Cuba e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Em um trecho da carta os profissionais afirmam: “somos médicos com uma vasta experiência em saúde pública, com anos de trabalho fora e dentro de Cuba principalmente no controle de epidemias e pandemias”

O grupo ressaltou ainda que tomou conhecimento de que o Ministério da Saúde irá chamar médicos cubanos para voltarem a trabalhar no Sistema Único de Saúde pelo Programa Mais Médicos com o objetivo de enfrentar a crise do coronavírus.

“Desta forma, nós médicos cubanos que residimos no Tocantins nos colocamos à disposição do Estado para a luta contra o covid-19”

Representante do grupo
A equipe de reportagem conversou com a representante do grupo, a médica Yuderkis Jimenez Suárez, que lembrou que os 25 médicos estão à disposição do Estado. “Nós temos grande experiência no combate de diferentes doenças pandêmicas a nível mundial, em vigilância de saúde e saúde comunitária. Nós poderíamos ser muito úteis para a população tocantinense no meio dessa crise mundial. Temos estado migratório autorizado e estamos à disposição do Estado para o combate à pandemia”, enfatizou.

Ela lembrou que os governos do Pará e Maranhão já contrataram médicos cubanos que prestaram serviços nos dois estados durante o Programa mais Médicos. “Esperamos que o Tocantins também possa aderir essa iniciativa. Seria uma grande oportunidade para demonstrar o nosso profissionalismo, competência e compromisso com a saúde pública. Vale ressaltar que nós levamos mais de três anos aguardando a aplicação da prova do revalida, por esse motivo que ainda não fazemos parte do CRM. Pedimos que seja de consideração do governo incluir-nos nesta batalha contra o coronavírus. Estamos à disposição do Tocantins e com a ajuda de Deus iremos vencê-la”, disse a médica.

Relação dos médicos cubanos do Tocantins
1 – Yeney Rivas Alfonso da Luz
2 – Melisa Sanchez Dominguez
3 – Idailin Fernández Fonseca
4 – Nuria Rodriguez Santana
5 – Deimi López Horrutinie
6 – katia perez brossard
7 – Aleadna Silvera Fuentes
8 – Jaime Valera Fonseca
9 – Osvaldo Sanchez Martinez
10 – Ulisses Fernández Martínez
11 – Wilfredo Alberto Tamayo Tejeda
12 – Nelson Silot Concepción
13 – Virgen reyes zayas
14 – Jose marcos martinez menendez
15 – José Victor Pérez Rodriguez
16 – Osmel Pompa Hernández
17 – Leodanis Fresneda Ramos
18 – Yamila Morales Leyva
19 – Yuderkis Jimenez Suárez
20 – Roger Alexander Rivero Sarmiento
21 – Noel hermeregildo baez escalona
22 – Yamile Horta Alvarez Molina
23 – Benisia del Carmen Figueredo Gonzalez
24 – Daylin Ramos Massana.
25 – Yuriannis Montes de Oca Lopez

O portal Araguaína Urgente vai entrar em contato com o governo para saber sobre quais medidas estão sendo tomadas a respeito do pedido dos 25 médicos cubanos.

Leia a íntegra da carta
“CARTA AO GOVERNADOR ESTADO TOCANTINS
Assunto: Disposição dos médicos cubanos residentes no estado Tocantins para trabalhar frente ao convid–19

Prezado Governador
Somos um grupo de 25 (vinte e cinco) médicos e médicas cubanos que trabalharam em diversos munícipios do Estado do Tocantins no Programa Mais Médicos do Governo Federal até novembro de 2018, período em que foi rompido o contrato entre Cuba e Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e até mesmo também médicos que terminaram seus contratos em 2016, 2017 e 2018.

Somos médicos com uma vasta experiência em saúde pública, com anos de trabalho fora e dentro de Cuba principalmente no controle de epidemias e pandemias . Cuba tem a responsabilidade de formar médicos humanitários para atuarem de maneira eficaz e com uma assistência de qualidade. Decidimos ficar no Brasil porque constituímos famílias, buscamos melhores condições de vida e porque fomos recebidos de maneira calorosa pela população brasileira.

Recentemente tomamos conhecimento que o Ministério da Saúde iria chamar médicos cubanos para voltarem a trabalhar no Sistema Único de Saúde pelo programa Mais Médicos com o objetivo de enfrentar a crise do coronavírus, notícia que nos deixou bastante sensibilizados e otimistas em retornar para as nossas atividades e contribuir neste momento tão difícil, queremos reafirmar que nossa formação em Cuba nos enche de esperança e que retornamos ao Brasil acreditando que nossos sonhos seriam valorizados como seres humanos e profissionais da saúde. Estamos longe de nossas famílias em Cuba, mas estamos perto do calor e carinho do povo brasileiro, e já assumimos como nossa nova família.

Vale ressaltar que todos os médicos que nos encontramos em Tocantins temos status migratório já diga-se permanente, temporário e naturalizado.

Neste momento de crise na saúde mundial na luta contra o coronavírus, nosso profissionalismo e experiência em emergência epidemiológica tornam-se fundamental para resguardar as vidas das pessoas. Vamos ajudar os Municípios, Estado e o Governo Federal atuando em caráter emergencial até revalidar nossos diplomas e estivermos autorizados a atuar como médicos com CRM.

A semana passada, precisamente dia 23 de março de 2020, o governo do PARÁ contratou médicos cubanos que ficaram naquele estado, que trabalharam no mais médicos para ajudar na luta contra o convid-19, o que nos encheu de alegria, pois acreditamos que os demais estados vão seguir essa iniciativa. Também o estado do MARANHÃO, vai fazer contratação dos médicos cubanos (40) que residem lá, publicado hoje no jornal, igualmente os estados de GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL e ACRE.

Porém, desta forma nós médicos cubanos que residem no Tocantins nos colocamos a disposição do estado para a luta contra o convid-19 nos dias que seguem.
Atenciosamente:
Médicos Cubanos do estado de Tocantins
27 de abril de 2020″
(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente