CAPA
Moradores da Vila Bragantina cobram melhorias de infraestrutura para o bairro; vereador Delan afirma que vai continuar cobrando
Esperada há anos a pavimentação asfáltica na Vila Bragantina, os moradores cobram da Prefeitura de Araguaína melhorias de infraestrutura no setor. Indignados com as erosões e a falta de manutenção das ruas, eles estão improvisando aterro para facilitar o tráfego de veículos.
“Tem que fazer desta forma, senão os carros não passam. Fica só nessa pendência aí. Faz tempo que era para trazer o asfalto para cá e o asfalto não sai. Eu moro aqui há 24 anos. O prejuízo aqui é grande. Quando chove fica alagado. Fica uma buraqueira danada. Fica terrível para o carro passar”, criticou o ajudante de pedreiro Gustavo Vieira.
Já a cabeleireira Cleide Araújo afirmou que o setor é muito esquecido. “Aqui a noite para irmos para a igreja é difícil. As lâmpadas todas apagadas. O matagal tomou conta dos setores. É muito perigo. O pessoal é atacado no meio da rua. Cria mato até no pé da calçada. É uma situação muito triste. Lixo, lixo, não tem condição. Não passa uma máquina. Nós precisamos mesmo é do asfalto. Moro aqui há nove anos e não temos nenhum benefício, imagina os anteriores. Aqui é assalto direto”, disse Cleide.
Segundo a cabeleireira, no período chuvoso o setor acumula lama. “Ficamos desviando de uma rua para outra para desviar da lama. Ela prejudica demais. Quando chegamos no asfalto ficamos com vergonha dos pés. Não podemos usar um calçado claro e um preto fica vermelho da lama ou do barro vermelho”, desabafou a moradora.
Outro trecho
Enquanto a obra não chega, em outro trecho da Vila Bragantina, mais precisamente na Rua dos Fazendeiros, a situação se complica ainda mais. Nesse setor, na época da chuva, as enxurradas passam por ela.
A dona de casa Davanir Araújo relatou que nesse setor as ruas são escuras. “Moramos aqui há 30 anos. Todo ano que tem política, eles dizem que vão asfaltar e nunca asfaltaram. Quando a gente vem da igreja e desce a rua, o mala já está aqui para atacar. Para não morrer entregamos o celular. Tudo é escuro. As estradas é só buraco. Quando chove, caçamos um lugarzinho senão caímos na água. Está ruim para nós aqui”, garantiu a moradora.
Trabalho da prefeitura
Moradores realizando trabalhos inerentes à prefeitura é comum no setor; exemplo é Rosilda Barbosa, que pega a máquina e corta o matagal. “Para que você tenha noção, isso aqui não é de hoje. Moro aqui há 23 anos e sempre foi assim. Pedimos ao poder público, eles vêm e dizem que tem outras prioridades. Estou cansada de roçar. Já chamamos a Secretaria de Obras. Eles já vieram aqui várias vezes e dizem que isso aqui está ótimo. Que isso aqui não é prioridade. Que prioridade são outros locais que estão piores. Pior? Quando é que nós seremos lembrados na Vila Bragantina? Entra prefeito, sai prefeito, e é a mesma conversa”, questionou revoltada a moradora.
Cobrança parlamentar
O vereador Delaite Rocha da Silva, o Professor Delan (PSDB), que, assim como como quem vive na Vila Bragantina, conhece bem as péssimas condições do setor. O parlamentar já cobrou diversas vezes e apresentou requerimentos na Câmara Municipal de Araguaína solicitando a pavimentação asfáltica na Vila Bragantina.
“Eu estive conversando algumas vezes com o prefeito Ronaldo Dimas e o secretário de obras. O secretário me disse em uma primeira conversa, a razão pela qual ainda não havia sido assinada ordem de serviço para esse setor; é porque a empresa que o município estava contratando para fazer as obras teve problema na licitação. Foi suspensa e foi aberta nova concorrência licitatória”, contou o parlamentar.
Ele acrescentou ainda. “Agora, o prefeito anunciou diversas obras em vários setores, incluindo Jardim Paulista, Tiuba, Jardim das Palmeiras e outros. Questionamos a respeito da Vila Bragantina. O prefeito mandou mensagem informando que o setor já está incluso na obra do Jardim Paulista. Pedi os mapas e encaminhei para os moradores aqui. Esse mapa mostra que a realização dessa obra não está inclusa a Vila Bragantina. Questionei o secretário e ele ainda não me deu resposta”, afirmou o vereador.
“Acredito que, por ser recapeamento do Jardim Paulista e aqui tem que ser feito terraplanagem, drenagem e mais pavimentação, não está figurado no mapa do Jardim Paulista a obra da Vila Bragantina. Contudo, estamos fazendo cobrança e acreditando que até agosto essa obra venha se realizar”, acrescentou o vereador.
Segundo o tucano, em uma reunião realizada no gabinete do prefeito com representantes da Caixa Econômica Federal, quando foi firmada a assinatura de repasses do governo federal, por meio de emendas parlamentares, foi apresentado um mapa incluindo a Vila Bragantina.
“Questionei na época se era só a parte de cima ou toda a Vila, o prefeito e secretário disseram que seria beneficiado todo o setor. Acredito que será concluída a obra antes do final do ano. Espero e estarei sempre cobrando assim como a população faz”, afirmou.
O que diz a Prefeitura de Araguaína
“A Prefeitura de Araguaína informa que a Vila Bragantina está inclusa no Projeto Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que vai implantar asfalto, drenagem e bacias de contenção no Município para resolver os problemas de alagamento. O projeto com recursos garantidos junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina será iniciado neste ano”
(Da Redação)