Connect with us

CAPA

Após 24 dias de espera, paciente diagnosticado com tumor na cabeça realiza cirurgia mas morre no HRA

Publicado

on

Mais uma vida tocantinense é perdida pelo descaso com a saúde pública no Estado. Internado há 46 dias no Hospital Regional de Araguaína (HRA), faleceu nessa segunda-feira, 22, por volta das 21 horas, José Dalmir Vieira.

De acordo com um amigo da família, que preferiu não ser identificado, Vieira foi internado na unidade de saúde dia 5 de maio quando foi diagnosticado com um tumor na cabeça e precisava se submeter a uma cirurgia.

“Para fazer o procedimento era necessário um equipamento chamado craniótomo, que retira a calota craniana; contudo, o hospital de referência no Tocantins não o tinha. No dia 29 ele se submeteu à cirurgia. Foram 24 dias de espera. A demora para ser atendido agravou o estado de saúde dele. Ao todo, ele ficou 45 dias internado no hospital. Depois da cirurgia, ele entrou em coma”, lamentou o amigo.

Vieira deixa dois filhos e esposa. O corpo foi sepultado na tarde dessa terça-feira, 23, as 17 horas, em Xambioá.

Preocupação
No período em que Vieira esteve internado no HRA, o vereador Delaite Rocha da Silva, o Professor Delan (PSDB), conversou com a equipe de reportagem do Portal Araguaína Urgente e manifestou preocupação ao tomar conhecimento da falta do aparelho no HRA.

“Vejo com muita preocupação. Qualquer pessoa que sofra de um mal que traz risco de morte tem que ser atendida com muita urgência. Já fui informado que o paciente está perdendo a visão e movimentos dos braços. Esse equipamento cirúrgico oferece condições para o médico salvar a vida desse paciente”, enfatizou.

Falta do equipamento
Na época, a equipe de reportagem procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que comentasse a falta do equipamento no HRA. Segundo a Secretaria, “o aparelho em questão apresentou problemas e foi encaminhado para manutenção, no entanto, devido à falta dos equipamentos e assistência no Tocantins, a área responsável na SES busca assistência em outro estado que possa providenciar o reparo”

Ainda conforme a Secretaria, para que o serviço não ficasse interrompido, foi providenciado locação de equipamento substitutivo, com processo já em fase final”

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente José Dalmir Vieira, realizou procedimento cirúrgico no dia 29 de maio, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), mas infelizmente veio à óbito no dia 22 de junho, devido complicações de seu quadro grave, em pós-cirúrgico.

A SES esclarece que no momento o equipamento Craniótomo do HRA está aguardando reparos. Para assistência de pacientes com indicação cirúrgica que necessitem do equipamento é realizado um prévio agendamento e por meio de empréstimo pelo Hospital Geral de Palmas (HGP), tais cirurgias são realizadas no HRA.

Palmas, 24 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”


(Por Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente