CAPA
Professora denuncia redução de salário e diz que a classe está passando “necessidade”
Uma professora contratada em Araguaína, que não quis ser identificada por receio de retaliação, denunciou ao Programa Araguaína Urgente que o município reduziu o salário da classe. Segundo ela, os professores foram contratados para trabalhar 20 horas com o salário de R$ 1.300, mas a carga horário foi reduzida para 10 horas, com isso o salário foi reajustado pela metade.
“Sou professora contratada de Araguaína, estamos com salário reduzido, recebendo 600,00. Estamos passando necessidade, embora estejamos trabalhando sem parar, produzindo apostilas, fazendo correções, gravando vídeos, tirando dúvidas dos pais em qualquer horário, até à noite, e preenchendo documentação. Reduziram nossa carga horária em relação ao tempo na escola, embora em casa o trabalho continue. Nos ajude por favor a cobrar do município” afirmou.
Segundo ela, em razão do contrato, a classe não pode questionar a administração municipal sobre a situação. “Não podemos questionar muito devido ao contrato, mas a justificativa deles é que reduziram os salários para evitar demissões. Voltamos em junho com as atividades remotas, contudo, agora estamos trabalhando é muito mais. Por isso estamos recorrendo aos meios de comunicação para que nos ajudem”, contou a professora.
O que diz a prefeitura
“GARANTIA DE EMPREGABILIDADE DE SERVIDORES CONTRATADOS
A Prefeitura de Araguaína informa que no Decreto nº 215, de 31 de março, foram propostas algumas alterações temporárias na rotina de trabalho dos servidores públicos municipais que visam assegurar a empregabilidade do quadro de servidores, como forma de contribuir para um controle econômico, diante da atual situação do País causada pela pandemia da covid-19.
Ressalta ainda que o apoio técnico aos alunos deve ser realizado na unidade de ensino na qual o servidor está vinculado, durante o período previsto com as alterações de carga horária e usando equipamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação”.
(Da Redação)