CAPA
Duas mil mudas serão plantadas no Setor Araguaína Sul neste sábado
Com o objetivo de conscientizar os moradores sobre seu papel ativo na sustentabilidade, usando palestras e várias atividades educativas, a Prefeitura de Araguaína levará aos bairros o Programa Araguaína + Ambiente. O lançamento será neste sábado, 9, às 15 horas, na quadra do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localiza na Avenida Tietê, nº 184, no Araguaína Sul 2.
O projeto será executado em parceria com o Hospital Dom Orione, que realizará a doação de uma muda de árvore para cada criança nascida na unidade. Para essa primeira fase do Programa, o hospital já disponibilizou mais de seis mil mudas ao Município. Além do plantio, serão sorteados cestas básicas e outros brindes, por meio do apoio de empresas privadas do município.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Prefeitura, Francisco Tibério Dias, são ações simples que podem a diferença na preservação do meio ambiente. “Plantar árvore é plantar vida, é colaborar com a sobrevivência do nosso ambiente natural. É fundamental que a população seja nossa parceira nesse projeto, cuidando das mudas, mantendo a limpeza de nossas avenidas e ruas, gestos simples e que fazem muita diferença”.
Perto da comunidade
O Setor Araguaína Sul 2 será o primeiro a receber a mobilização nos bairros. Durante o lançamento, neste sábado, serão plantadas simbolicamente 40 mudas, mas, ao todo o bairro será beneficiado com o plantio de mais de duas mil mudas de árvores, nas seguintes avenidas do bairro: Tietê, Guaíba, Tocantins e Paraguaia.
Durante a mobilização desse fim de semana, os moradores serão orientados a realizar a separação dos resíduos gerados em suas casas e descartá-los da forma ambientalmente adequada. Também será divulgado o sistema de coleta seletiva pelas associações de catadores de materiais recicláveis e instruções para o cuidado das árvores plantadas.
Outros serviços e parcerias
Além do Hospital Dom Orione, também são parceiros do Programa Araguaína + Ambiente, a Escola de Artes de Araguaína (Reciclarte) e a Energisa. A Escola de Artes ofertará, ao longo das ações nos bairros, vagas para o curso de materiais recicláveis, além da exposição de materiais produzidos pelos alunos da escola.
A Energisa realizará a poda de árvores que estão próximas à rede de energia elétrica nos locais onde as ações do programa estão sendo realizadas. A empresa realizará um levantamento da situação de árvores que oferecem risco à rede de iluminação e executará a poda. Os moradores também poderão solicitar os serviços por meio de um telefone que será divulgado durante a programação deste sábado, no CRAS do Araguaína Sul.
Por Adriana Santana – Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom