Connect with us

CAPA

Após 1 hora da denúncia do Portal Araguaína Urgente, container substitui lixo a céu aberto da calçada do Samu

Publicado

on

Após 1 hora da denúncia feita pelo Portal Araguaína Urgente por encontrar materiais usados em procedimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Araguaína, um container foi colocado na calçada do órgão e retirado todo lixo que estava exposto a céu aberto.

Em plena pandemia, quando foi confirmada nessa terça-feira, 14, a primeira morte por Covid-19 no Tocantins, o meio de comunicação flagrou o descaso da administração municipal com a saúde da população araguainense.

De acordo com o vídeo produzido pela equipe, dentro da lixeira haviam caixas de papelão e sacos de lixo. As imagens mostram ainda um par de luva usada jogada na calçada do órgão.

O que diz a Prefeitura de Araguaína
Apesar de fotos e vídeo produzidos pela equipe do Portal Araguaína Urgente, a Secretaria Municipal da Saúde informa que todo material hospitalar usado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no atendimento a pacientes é recolhido de forma programada. O material é cuidadosamente separado e deixado em um local reservado no interior do prédio do órgão para recolhimento da Litucera.

A Secretaria informa ainda que o lixo que aguarda o recolhimento fora do prédio, trata-se de lixo doméstico. As luvas que aparecem no vídeo foram utilizadas pela equipe de assistência de serviço de geral (ASG) e não tiveram nenhum contato com pacientes. A direção do Samu realizou reunião com a equipe de limpeza do local para reforçar o modo adequado de descarte desse tipo de material, que também deve ser recolhido junto ao material hospitalar.

Primeira morte
A Prefeitura de Palmas informou na noite dessa terça-feira, 14, o falecimento da assistente social e servidora da Secretaria Municipal de Saúde Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos. Ela faleceu em um hospital particular da Capital, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). A servidora era hipertensa e foi o segundo caso confirmado do Tocantins.

Ela teve contato com a primeira paciente infectada no Tocantins há aproximadamente um mês.
(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente