Connect with us

CAPA

Após orientação do Cosems, Araguaína retoma vacinação contra covid-19 em adolescentes a partir desta 2ª

Publicado

on

A Secretaria da Saúde de Araguaína informou que vai retomar a vacinação de todos os adolescentes entre 12 a 17 anos, a partir desta segunda-feira, 20. A decisão, segundo o órgão, foi baseada a partir da nota de orientação recebida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO).

A nota o Cosems/TO defende a continuidade da vacinação para a devida proteção da população jovem, sem desconsiderar a necessidade de priorizar neste momento dentre os adolescentes, aqueles com comorbidade, deficiência permanente e em situação de vulnerabilidade.

Araguaína havia suspenso a imunização após a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciar que acataria a orientação do Ministério da Saúde (MS) em que recua da recomendação para vacinação de adolescentes sem comorbidades.

Leia a íntegra da nota

“O COSEMS-TO informa a todas as 139 Secretarias Municipais de Saúde que respeita o posicionamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) de seguir a orientação do Ministério da Saúde em restringir a vacinação apenas para adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Entretanto, nosso Conselho informa que:

1. Considerando o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), que representa todas as Secretarias de Estado da Saúde do Brasil.

2. Considerando o posicionamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que representa as Gestões de Saúde Municipais.

O COSEMS-TO defende a continuidade da vacinação para a devida proteção da população jovem, sem desconsiderar a necessidade de priorizar neste momento dentre os adolescentes, aqueles com comorbidade, deficiência permanente e em situação de vulnerabilidade.

Ao afirmar nosso posicionamento, aproveitamos a oportunidade para manifestar nossa solidariedade aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins e suas respectivas equipes, que foram pegos de surpresa com essa decisão unilateral do Ministério da Saúde. Inúmeras ações de promoção da vacinação foram canceladas nos municípios, causando prejuízos não só financeiros, mas também de conscientização da população. Transtornos diversas foram ocasionados na ponta, após a divulgação de orientações sem qualquer consulta prévia às representações estaduais e municipais da gestão do Sistema Único de Saúde.

O COSEMS-TO se coloca à disposição das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins para qualquer esclarecimento”

(Da Redação)

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente