CAPA
Após seis anos lutando contra um câncer, morre ex-presidente da OAB
Em decorrência de um câncer, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Tocantins, Epitácio Brandão Lopes, 71 anos, faleceu nesse domingo, 2, por volta das 15 horas. Ele lutava contra a doença há seis anos.
O advogado, que estava internado em um hospital particular em Palmas há mais de 90 dias, teve metástase e não resistiu. O velório acontece no Palácio da Cidadania, sede da OAB, na Capital.
Lopes exerceu a advocacia por mais de 40 anos e foi presidente da OAB entre os anos de 2013 a 2015. Entre 2009 e 2012, ele exerceu o cargo de vice-presidente. Ele também foi o primeiro advogado-geral do município de Palmas na gestão do ex-prefeito Fenelon Barbosa.
Ele deixa a esposa, Mery Ab-Jaud, e quatro filhos. Ele nasceu em Mato Grosso, mas fez carreira em Porto Nacional
Nota de pesar
Por meio de nota, o presidente da Ordem, Gedeon Pitaluga Júnior, afirmou que Lopes deixa um legado de décadas de trabalho, compromisso, integridade, lealdade e amor à OAB, à advocacia brasileira e sobretudo a cada um dos advogados e advogadas tocantinenses.
A Ordem declarou luto oficial por três dias
Também por meio de nota, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse que Epitácio honrou a advocacia tocantinense com décadas de trabalho e deixa um legado importante de realizações no direito valorizando à profissão e a defesa intransigente das prerrogativas.
Notas de pesar
“A Ordem dos Advogados do Tocantins – Seccional Tocantins – vem manifestar profundo pesar pela passagem do ex-Presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB/TO Epitácio Brandão Lopes.
Presidente Epitácio Brandão deixa um legado de décadas de trabalho, compromisso, integridade, lealdade e amor à Ordem dos Advogados do Brasil, à advocacia brasileira e sobretudo a cada um dos advogados e advogadas tocantinenses.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins – em ato de profunda consternação, decreta três dias de luto institucional e deseja a família e amigos sabedoria para entender os desígnios do Grande Arquiteto do Universo nesse momento de saudade e emoção.
Gedeon Pitaluga Júnior
Presidente da OAB/TO”
“É com muito pesar que lamento profundamente a morte do ex-presidente presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Dr. Epitácio Brandão Lopes.
De atuação incansável, Epitácio Brandão exerceu a advocacia por mais de 40 anos, foi presidente da OAB entre os anos de 2013 a 2015 e também exerceu o cargo de vice-presidente, entre 2009 e 2012.
Epitácio honrou a advocacia tocantinense com décadas de trabalho e deixa um legado importante de realizações no direito valorizando à profissão e a defesa intransigente das prerrogativas.
Meus sinceros sentimentos, peço a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos e admiradores neste momento de profunda tristeza e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins”
(Por: Raimunda Costa – jornalista)