CAPA
Com atividades interrompidas devido à pandemia, frigorífico e laticínio retomam as atividades no Estado
Após mais de um ano com as atividades interrompidas, devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19, duas empresas de produtos de origem animal retomaram as atividades de produção, nesta semana, no Tocantins. O laticínio Natubem, localizado no município de Combinado, e o frigorífico Nossa Senhora Aparecida, em Nova Olinda, estão registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
De acordo com o presidente da Agência, Paulo Lima, as empresas foram impactadas com a pandemia e o retorno das escolas e de outras atividades impulsionaram a reabertura. “Estamos dando todo o apoio na área de inspeção e disponibilizando nossas equipes técnicas periodicamente para inspecionar os estabelecimentos e assegurar a inocuidade dos produtos, desde o recebimento da matéria-prima até o transporte”, destaca.
O proprietário do frigorífico Nossa Senhora Aparecida, Welbis da Silva Frazão, explica que resolveram reabrir a empresa após verificar que o mercado tinha reagido. “Estamos otimistas, a economia está melhorando e, com fé em Deus, tudo dará certo. O apoio do Governo do Tocantins, por meio da Adapec, tem nos ajudado muito, teremos muitas conquistas”, comemora.
Mais produção
O frigorífico Frango Americano ampliou a capacidade de abate e também estendeu a produção para o período noturno durante esta semana. Com isso, passou de 80 mil aves abatidas ao dia para 100 mil aves/dia. “O Governo do Tocantins disponibilizou mais servidores para atuarem na área de inspeção, assegurando a qualidade dos produtos processados diariamente e a segurança alimentar”, aponta o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio Caminha.
A empresa Mix Alimentos, localizada em Palmas, também implantou a segunda escala de produção no horário noturno.
Dados
O Tocantins conta, atualmente, com 38 empresas registradas no SIE, a certificação possibilita a comercialização dos produtos em todo o território tocantinense. Deste total de estabelecimentos, 16 são laticínios, sete são frigoríficos, 12 entrepostos cárneos, mais três entrepostos, sendo de pescado, mel e de produção de ovos. (Com informações da secom/Tocantins)