Connect with us

CAPA

Com aulas suspensas, alunos do Unitpac questionam retorno das atividades e mensalidade de quase R$ 7 mil

Publicado

on

Após 30 dias sem aulas, os alunos do 11º período de Medicina do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), em Araguaína, divulgaram uma nota de repúdio denunciando a suspensão das atividades curriculares e a cobrança da mensalidade no valor de quase R$ 7 mil, sem nenhuma assistência. Segundo eles, as atividades que foram suspensas no dia 16 de março.

Em outro trecho na nota, os alunos afirmam que entraram em com contato com os representantes da faculdade, que alegam estar preparados com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para os alunos e um plano de ação para o enfrentamento da pandemia, porém não há autorização da Secretária do Município nem do Estado para a volta dos estágios.

A nota informa ainda que “em relação aos rodízios do hospital já foram organizados de acordo com a situação que se encontra nosso país frente a pandemia. Qualquer problema envolvendo o pronto socorro já foi solucionado pelo diretor do hospital e os alunos não terão contato com pacientes que apresentarem síndrome respiratória e muito menos com a ala destina ao Covid-19.

Por fim, eles ressaltaram que “esperam o mínimo de sensibilidade por parte do Unitpac, do município e do governo com o retorno das atividades”.

Posicionamento da Unitac
Também, por meio de nota, a Unitpac informa que “suspendeu as atividades complementares presenciais em 17 de março, em cumprimento às recomendações de isolamento social determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde e que em menos de duas semanas depois, no dia 30, as aulas foram retomadas, desta vez por meio de nossa plataforma de aprendizagem remota”.

Em outro trecho o documento ressalta que “durante esta breve interrupção, nosso corpo docente não parou: trabalhou incessantemente nos ajustes da plataforma de ensino, que passou a operar em regime especial de aprendizagem remota, para garantir aos nossos alunos o acompanhamento do semestre letivo sem prejuízos acadêmicos por meio de aulas gravadas e ao vivo, estudos dirigidos, chats, fóruns, entre outros objetos de aprendizagem”

Por fim, a instituição de ensino superior enfatiza: “No tocante a alternativas mais flexíveis de pagamento, não conseguimos conceder descontos em nossas mensalidades sem impactar a continuidade de nossa operação e os compromissos assumidos com centenas de pessoas, entre professores, colaboradores administrativos e fornecedores”

Leia a íntegra da nota da Unitpac
“A Afya, maior grupo de educação médica do país, da qual faz parte o Unitpac, suspendeu as atividades complementares presenciais em 17 de março, em cumprimento às recomendações de isolamento social determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Menos de duas semanas depois, no dia 30, as aulas foram retomadas, desta vez por meio de nossa plataforma de aprendizagem remota. Durante esta breve interrupção, nosso corpo docente não parou: trabalhou incessantemente nos ajustes da plataforma de ensino, que passou a operar em regime especial de aprendizagem remota, para garantir aos nossos alunos o acompanhamento do semestre letivo sem prejuízos acadêmicos por meio de aulas gravadas e ao vivo, estudos dirigidos, chats, fóruns, entre outros objetos de aprendizagem.

A exceção foi para alunos do Internato (5º e 6 anos) em função de diversas determinações legais que proíbem a retomada destas atividades práticas. Contudo, à medida que os atos normativos do governo federal foram sendo publicados trazendo a flexibilidade de prática aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia dentre outros; estamos articulando com nossos parceiros da área da saúde para retorno das atividades práticas que são possíveis de serem retomadas.

À medida que as definições estão sendo tomadas, estamos avisando aos alunos dos cursos e períodos correspondentes, através de seus representantes e contato constante nas coordenações dos cursos. Ainda ontem (15/04) informamos a alguns grupos de alunos o retorno de atividades práticas na segunda feira (20/04) em um dos espaços de estagio/internato que já sinalizou estar em condições para o retorno.

No tocante a alternativas mais flexíveis de pagamento, não conseguimos conceder descontos em nossas mensalidades sem impactar a continuidade de nossa operação e os compromissos assumidos com centenas de pessoas, entre professores, colaboradores administrativos e fornecedores.

Os gastos incrementais para a manutenção do processo de aprendizagem ativo foram relevantes, sem falar nas reposições das aulas práticas ao término da quarentena. Mas estamos cientes e sensíveis às dificuldades financeiras que parte de nossos alunos possa enfrentar. Por essa razão apresentamos opções para dar mais conforto a eles e suas famílias: Para todos os alunos estamos oferecendo o parcelamento das mensalidades de abril, maio e junho em até 12x no cartão de crédito sem qualquer tipo de acréscimo de juros ou multa.

Conforme divulgado em nossos canais oficiais de comunicação, o aluno faz este procedimento no seu próprio portal. Para alunos e responsáveis financeiros impactados pela crise, disponibilizamos Edital com formas facilitadoras de pagamentos a qual os prazos constantes foram cumpridos. Da nossa parte, como instituição do grupo Afya, o maior do Brasil em educação médica, estamos procurando suprir as possíveis perdas acadêmicas, com uma série de medidas adotadas. Entre elas:

1 – Abertura de plataforma de estudos para alunos do internato de todo o país A Afya Educacional decidiu abrir sua plataforma de ensino que prepara alunos do 5º e 6º anos (Internato) para as provas de residência médica. O objetivo é diminuir o impacto que a interrupção de aulas e o confinamento, em função da pandemia da Covid-19, pode gerar no aproveitamento acadêmico de alunos de Medicina em todo o Brasil.

O acesso é totalmente gratuito e é válido para instituições de Medicina, públicas ou privadas. Até o momento, 23 instituições de ensino, com um total projetado de 4 mil alunos, já aderiram à plataforma. Uma das grandes vantagens da plataforma é o fato de que para cada um dos 150 temas, existem diferentes objetos de aprendizagem disponíveis em mídias como videoaulas, podcasts, questões comentadas, simulados de provas, plano de estudos e questões comentadas.

A plataforma da Afya conta com mais de 100 mil questões de prova disponíveis para os alunos adquirirem ainda mais conhecimento.

2 – Oferta gratuita de curso de ventilação mecânica e emergências respiratórias para médicos, residentes e alunos Desde 7 de abril, a empresa oferece um curso de condutas para emergências em COVID-19, com foco em ventilação mecânica, emergências respiratórias e diagnóstico por imagem, 100% gratuito.

O objetivo é que médicos e residentes que estejam trabalhando na linha de frente do atendimento aos pacientes do novo coronavírus possam acessar os conteúdos estrategicamente dos ambientes hospitalares. As aulas serão ministradas por dois pneumologistas e um cardiologista do corpo de médicos docentes da Afya, além de especialistas convidados. O curso abordará os seguintes temas: cuidados na ventilação mecânica, tomografia de pacientes com COVID-19; abordagem da via aérea; ventilação mecânica invasiva, entre outros. O curso conta com videoaulas, que trazem simulações, demonstrações de procedimentos e esquemas com o objetivo de realmente capacitar médicos sem especialização em pneumologia ou emergências clínicas e alunos de medicina a conseguirem fazer o atendimento de pacientes em situação grave pela contaminação do COVID-19.

Os participantes terão acesso também a resumos em textos dos procedimentos e condutas e poderão realizar exercícios para fixação dos conhecimentos. Aulas ao vivo ocorrerão periodicamente trazendo novas condutas, atualizações e discussões de casos, compartilhando conhecimento com rapidez. O curso é aberto para os profisisonais do setor de saúde e para participar, basta acessar o site.

3 – Parceria com secretarias de saúde de municípios afastados das grandes capitais Um dos principais pilares de atuação da Afya Educacional é a interiorização da educação médica de alta qualidade. Como parte desse compromisso, a Afya firmou parcerias com secretarias de saúde e instituições hospitalares de 13 municípios, incluindo Vitória da Conquista, para doação de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde. No total estão destinados ao Tocantins 150 mil gorros descartáveis, 35.850 pares de luvas de procedimento, máscaras cirúrgicas e 1.500 máscaras face shield.

Araguaína, 16 de abril de 2020

Reitoria Unitpac”

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente