Connect with us

CAPA

Denúncia; Sistema Socioeducativo

Publicado

on

É preciso falar do Sistema Socioeducativo! É natural que quando toda uma equipe desenvolve um trabalho de qualidade, os resultados positivos quando são apresentados, todos são reconhecidos, afinal uma equipe é formada por várias pessoas. Certo?

Não, não se iludam! No último dia 23 de janeiro o governo do Tocantins publicou no Diário Oficial a sua mais nova pérola a saber: A gincana do sistema socioeducativo e penitenciário, agora advinha quem serão os premiados. Já falo logo que não são os servidores que fazem o socioeducativo “funcionar”. Vamos explicar melhor.

Em resumo, consiste em uma força tarefa em todas as Unidades que envolve todos os servidores (em outras palavras: a EQUIPE), todavia apenas os chefes das Unidades, escolta, segurança, cartório e etc serão gratificados, isso mesmo, apenas os chefes serão reconhecidos.

E o que é esta gratificação? A participação de um curso de qualificação profissional. Ou seja, todos trabalham, mas nossos chefes serão os reconhecidos pelo esforço de todos, a premiação que nada mais é do que uma capacitação, algo que devia também ser para todos e que sendo obrigação do estado para todos, agora é um prêmio para alguns.

Mas espera, vamos agora falar da nossa realidade nas unidades socioeducativas. Se não bastasse trabalhar em Unidades precárias com descaso total do Estado, unidades essas onde, como sacos de batatas, servidores se amontoam e tiram sua hora de descanso deitados no chão sem direito a alojamentos dignos, comida servida com iguarias tipo baratas e moscas.

Uma coisa que temos aprendido muito no socioeducativo é praticar a caridade e a compartilhar. Servidores se mobilizam para conseguir doações de tintas para pintar as unidades, plantas, além de alguns colchões para não “descansar” no chão. Fazemos vaquinha para pagar fazer nossas refeições, afinal chega de laborar sem as mínimas condições de trabalho, tentamos manter o mínimo de dignidade.

Estamos falando de falta de equipamentos de segurança, falta de servidores, estruturas sucateadas, uma gestão omissa á realidade que vivemos. Estamos falando de vidas que estão expostas ao trabalho perigoso de lidar com adolescentes, em conflitos com a lei e sociedade, sem nenhuma proteção. Estamos falando de uma categoria sem nenhuma representatividade, que não tem quem os defenda.

Vamos voltar ao jogo de melhor chefe, que é para ignorar todo o descaso do governo em relação ás Unidades penitenciária e Socioeducativas e ainda fazer multiação para talvez, observa só, talvez se sua Unidade for premiada os chefes nomeados receberão um curso gratuito (para reforçar, como já disse que já é direito de todos receber), uma menção honrosa (pelo trabalho que ele não fez sozinho) publicada no DOE e a premiação principal: Um brinde surpresa, que pode ser tudo, inclusive nada.

Seria cômico se não fosse grave, pois na Seciju chamada por alguns de Secretaria da piada pronta acaba de nos provar que de fato a piada sempre esteve pronta só faltavam mesmo os palhaços.

Que comecem os jogos, DOE neles e que DOA neles.

Por: Mísia Mônica Resplandes Farias – Socioeducadora do Tocantins

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente