CAPA
Gestão Carlesse: as denúncias, os desafios e incertezas para os próximos anos
O Governador reeleito do Tocantins Mauro Carlesse (PHS) inicia o novo mandato em 1° de janeiro com uma série de desafios a serem cumpridos.
Com corredores lotados nos hospitais regionais e obras de unidades hospitalares que nunca saíram do papel, a exemplo do Hospital Geral de Araguaína (HGA), a saúde deverá ser um dos maiores problemas a serem resolvidos pela gestão Carlesse.
Outro ponto relevante, é que mesmo com o Concurso Público da Polícia Militar paralisado, em promessa de campanha, o governador afirmou que iria investir em inteligência e realizar força-tarefa em pelo menos 5 cidades para promover segurança pública.
Mais dúvidas à respeito da segurança se fazem devido ao conflito com a Polícia Civil do estado. Após a exoneração dos doze delegados regionais, Carlesse foi acusado de tentativa de desmantelamento da PC. Isso porque as exonerações ocorreram logo após o início das investigações referentes ao lixo hospitalar encontrado em um galpão em Araguaína, que aponta a família Olinto como suspeitos de envolvimento com o escândalo.
Na infraestrutura, Carlesse terá de viabilizar parcerias com o Governo Federal para que obras como a duplicação da BR-153 deixe de ser apenas um sonho dos motoristas. Além disso, recuperar a malha asfáltica e estradas vicinais, outra promessa de campanha do governador.
Mauro Carlesse foi eleito governador pela primeira vez no Tocantins após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda, e esteve a frente do Estado ao longo do mandato tampão, depois de serem realizadas as eleições suplementares.
As incertezas sobre a gestão trazem consigo um pedido de cassação feito pelo Ministério Público Eleitoral no dia 4 de dezembro de 2018, com a suspeita de que o governador tenha comprado apoio político através de emendas parlamentares e convênios ainda na eleição suplementar no meio do ano.
Envolvido em várias polêmicas desde então, Carlesse deverá comandar o Governo do Tocantins até 2022, com grandes compromissos e desafios pela frente.