CAPA
Jovem tenta suicídio na BR-153, em Araguaína
O Jovem que não teve a sua identidade divulgada tentou suicídio na passarela da BR 153 no perímetro urbano da cidade, na noite da última terça-feira (30), na cidade de Araguaína.
Segundo informações o jovem estava prestes a se jogar, no momento em o corpo de bombeiros, polícia militar e SAMU foram acionados para salvar a vida do rapaz, felizmente os profissionais chegaram a tempo e prestaram os serviços inerentes ao salvamento da vítima.
No mesmo local já ocorreram outras tentativas de suicídio. Em Araguaína o número tem aumentado significativamente, tanto as tentativas, como também a efetivação de fato dos suicídios.
Conhecendo para Prevenir
O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.
As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos.
Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados:
“Vou desaparecer.”
“Vou deixar vocês em paz.”
“Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”
“É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”
Se já pensou em tirar sua Vida.
Quando você pede ajuda, você tem o direito de:
Ser respeitado e levado a sério;
Ter o seu sofrimento levado em consideração;
Falar em privacidade com as pessoas sobre você mesmo e sua situação; • Ser escutado;
Ser encorajado a se recuperar.
Procure: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
UPA 24H, SAMU 192, Proto Socorro; Hospitais
Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)
Se tem alguém próximo a Você com pensamentos suicidas.
Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.
Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento.
Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa
Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.
Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.