CAPA
Obras do Hospital Geral de Araguaína iniciam dia 5; “É mais que um sonho da população”, diz Jorge Frederico
O início das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), previsto para sexta-feira, 5, é motivo de comemoração para o deputado Jorge Frederico (MDB). Segundo o parlamentar, a unidade de saúde é mais que um sonho da população.
“É uma necessidade da saúde pelo crescimento da cidade e toda região. E nós, como tantos outros, também, estamos lutando há muito tempo para o início e conclusão dessa obra. Tivemos a felicidade de conseguir e de já está com recurso alocado e pronto para iniciar dia 5 de fevereiro. É uma obra tão sonhada pela população que ao longo do tempo muitos prometeram, mas a hora é agora. O governo teve a sensibilidade de nos atender e de atender a bancada de Araguaína”, contou.
A bancada de Araguaína é composta pelos deputados Olyntho Neto (PSDB), Valderez Castelo Branco (PP), Elenil da Pena (MDB) e Issam Saado (PV).
O deputado falou sobre a audiência que teve com o governador Mauro Carlesse na manhã dessa quarta-feira, 27. “Nesse encontro ele nos garantiu o início da obra agora e a conclusão da primeira etapa do hospital. É um marco importante para Araguaína, para saúde, para economia e para a vida das pessoas. Fico feliz com a conquista”, enfatizou o parlamentar lembrando que Araguaína é uma cidade polo para o atendimento de toda a região norte do Tocantins, além de cidades dos estados vizinhos Pará e Maranhão.
Na audiência o deputado estava acompanhado dos vereadores araguainenses Enoque Neto (PSL) e Flávio Cabanhas (PTB).
HGA
Com pedra fundamental lançada ainda em 2011, o Hospital Geral de Araguaína foi orçado inicialmente em R$ 160 milhões. Quando pronta, a unidade contará com 400 leitos, mais de 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 salas cirúrgicas, além de pronto-socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa.
O deputado ressaltou que a unidade de saúde terá a capacidade de atender os moradores da região norte do Estado, desafogando o Hospital Regional de Araguaína (HRA) e dando mais dignidade aos moradores. “É uma vitória”, concluiu.
(Da Redação)