Região sul do Tocantins
PF investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Tocantins; um homem foi preso
Durante a ação, foi realizada a prisão em flagrante de um indivíduo pelo crime de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 9, a Operação Horizonte Seguro VI, com o objetivo de reprimir crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do armazenamento e compartilhamento de conteúdo envolvendo abuso sexual infantojuvenil, na região sul do Tocantins.
Durante a ação, foi realizada a prisão em flagrante de um indivíduo pelo crime de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
O investigado poderá responder pelos crimes de aquisição, posse, armazenamento, compartilhamento e produção de arquivos envolvendo vítimas em situação de violência sexual.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas essenciais de proteção.
(Com informações da Agência Tocantins)
(Foto: Divulgação – Polícia Federal)
