CAPA
População de Muricilândia cobra da ATS fornecimento de água na cidade
A população de Muricilândia cobra da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) o restabelecimento imediato de água potável na cidade. À reportagem do Araguaína Urgente, o prefeito Alessandro Borges (sem partido) confirmou a falta constante do produto.
“Desde que assumi o governo municipal pelejo com a ATS para solucionar o problema com o qual a nossa população sofre tanto. São mais de 1.000 ligações que dependem diariamente do fornecimento de água com qualidade para o consumo humano”, relatou.
Ele afirma que sempre buscou solucionar a situação. “Sempre buscamos resolver o problema com diálogo para que não ocorra traumas colocando as questões políticas partidárias em relação ao serviço. O sistema já é antigo e não tem tido a manutenção necessária para o atendimento”, relatou.
Segundo ele, a falta de água no municio é constante. “A contar do carnaval, nós já ficamos quase 15 dias sem água. A prefeitura não pode agir sobre o sistema, em razão de ser uma concessão de exclusividade de serviço com a ATS firmada até 2025”, lembrou
Para amenizar a falta do produto, conforme o gestor, a prefeitura do município disponibilizou de forma gratuita e emergencial um caminhão pipa para atender as necessidade básicas da população.
“Temos tentado amenizar o problema. É um absurdo você ficar sem água própria para o consumo humano por um tempo tão longo. A cidade está crescendo e a água é primordial para a subsistência. Precisamos expor os problemas de Muricilândia para que a população saiba que a prefeitura fica alheia somente no setor operacional”, disse.
Ele contou que esteve na ATS e apresentou a problemática à direção. “Estamos cobrando a ATS, já estive com o presidente, mas vejo que a agência está sem condições de oferecer o suporte necessário. Seria interessante que ela abrisse mão dessa concessão para que as prefeituras pudessem operacionalizar cada problema”, justificou.
Quinto Dia
O morador do município, Samuel Sousa, afirmou que só este ano a cidade já passou por quatro falta de água. “Hoje, estamos no quinto dia sem água. A sorte é que a prefeitura disponibilizou um carro pipa, mas a água é só para lavar vasilha e jogar no banheiro, pois é colhida em um córrego e é imprópria para o consumo humano”, afirmou Sousa.
De acordo com o morador, a ATS informou que a falta de água ocorre em razão da bomba ter queimado por uma descarga elétrica.
“Esperamos que ATS se responsabilize e regularize a situação. A população está sofrendo muito. Como pode um raio caiar quatro vezes no mesmo lugar?”, questionou.
O Portal Araguaína Urgente entrou em contato com a ATS e aguarda retorno.
Nota
“Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que ocorreu queima da bomba mas o equipamento foi trazido para Palmas, e nesta terça-feira, 23, foi realizado os reparos. A equipe técnica da ATS retorna a Muricilândia nesta quarta-feira para restabelecer o abastecimento de água. “
Por: Raimunda Costa – jornalista