CAPA
Pré-candidato diz que o PRTB é o único grupo que tem um projeto sem amarra com a velha política
O pré-candidato a prefeito de Araguaína Hugo Weysfield Mendes, mais conhecido como Hugo Mendes, define a sua participação na corrida à prefeitura da cidade como terceira via. Questionado do porquê o, também, presidente do PRTB do município foi enfático: “Nós, do PRTB, somos o único grupo que tem um projeto sem nenhuma amarra com os velhos grupos políticos e totalmente desassociados da prática do toma lá, dá cá. E pelo que tudo indica o PRTB também será o único grupo em Araguaína que não usará dinheiro do fundo eleitoral nesta eleição, pois acredita que esse dinheiro deveria está sendo aplicado em áreas como a saúde, educação e segurança”, ressaltou.
Prometendo uma gestão mais próxima do cidadão, participativa e desburocratizada, o pré-candidato disse qual será o maior desafio da sigla em Araguaína. “As pessoas estão desacreditadas com o cenário político que vem se construindo ao longo dos anos, mas nós entendemos que o cidadão de bem deve lutar pelos seus princípios e valores, colocar-se à disposição da sociedade e servir ao próximo com aquilo que somos capazes”, enfatizou.
Confira a íntegra da entrevista do pré-candidato Hugo Mendes concedida ao Portal Araguaína Urgente.
Portal Araguaína Urgente: A sua pré-candidatura à Prefeitura de Araguaína ocorreu a convite ou o senhor estipulou essa meta?
Hugo Mendes: Assumimos a presidência do PRTB de Araguaína com a missão de reorganizar o partido no município de forma que os princípios éticos e morais estivessem presentes em nossas ações. Deste modo, conseguimos reunir um grupo de pessoas sem nenhuma moeda de troca e todas elas, dispostas a apontar um novo norte na política local, sem ter de se submeter aos grupos que se perpetuam na política municipal. Portanto, foram essas pessoas que hoje compõem o novo PRTB de Araguaína quem escolheram o meu nome, entre outros do Partido para ser o pré-candidato a prefeito de Araguaína nas eleições deste ano, representando assim, um projeto totalmente novo com pessoas literalmente novas na política.
Portal Araguaína Urgente: O senhor define a sua participação como terceira via. Por quê?
Hugo Mendes: Nós, do PRTB, somos a terceira via nesta eleição porque de fato somos o único grupo que tem um projeto sem nenhuma amarra com os velhos grupos políticos e totalmente desassociados da prática do toma lá, dá cá. E, pelo que tudo indica, o PRTB também será o único grupo em Araguaína que não usará dinheiro do Fundo Eleitoral nesta eleição, pois acredita que esse dinheiro deveria estar sendo aplicado em áreas como a Saúde, Educação e Segurança.
Portal Araguaína Urgente: O senhor é do PRTB, qual o maior desafio da sigla em Araguaína?
Hugo Mendes: As pessoas estão desacreditadas com o cenário político que vem se construindo ao longo dos anos, mas nós entendemos que o cidadão de bem deve lutar pelos seus princípios e valores, colocar-se à disposição da sociedade e servir ao próximo com aquilo que somos capazes. Precisamos resgatar esse sentimento de pertença na sociedade, cada cidadão deve-se sentir responsável pelo cenário político atual. Portanto, talvez, o maior desafio hoje para nós, do PRTB, é provar para o cidadão que é possível ter uma gestão pública limpa e transparente, sem as costumeiras amarras políticas, diante de tantos casos de corrupção no país.
Portal Araguaína Urgente: Já conta com apoio de outros partidos? Se, sim, quais?
Hugo Mendes: Desde o primeiro momento procuramos colocar em prática o princípio básico da democracia, como as decisões do PRTB de Araguaína são deliberadas de acordo a vontade da maioria de seus membros. Portanto, após uma análise das propostas que nos foram feitas, por alguns Partidos, decidimos que, para essa eleição, o PRTB de Araguaína terá candidatura “Sangue Puro”; prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Portal Araguaína Urgente: Como analisa a atual gestão?
Hugo Mendes: Reconhecemos que não é fácil se chegar à excelência na Administração Pública de uma cidade como Araguaína, porém percebemos que a atual gestão deixou de lado algumas áreas que são fundamentais para o desenvolvimento do município.
Portal Araguaína Urgente: Mudaria alguma coisa?
Hugo Mendes: Certamente há setores na Administração Pública de Araguaína que necessitam de mudanças, poderíamos até apontar alguns aqui, porém, neste período de pré-campanha, não queremos correr o risco de infringir a lei e estamos apenas apresentando nossa história e falando de nossas ideias para que a população possa perceber que há um projeto diferente nesta eleição.
Portal Araguaína Urgente: Se eleito, quais as áreas que dará prioridade no seu plano de governo?
Hugo Mendes: É público e notória que o novo gestor de Araguaína precisará entender e priorizar as áreas da Saúde e da Educação, as quais pouco foram priorizadas pela atual gestão. No entanto, neste momento não falamos de plano de governo, apenas do projeto de gestão transparente dos recursos públicos. No entanto, defendemos uma gestão democrática e com um olhar voltado para o compromisso com a coisa pública e de forma cristalina na hora de prestar contas à população.
Portal Araguaína Urgente: Quais as obras mais urgentes para a cidade?
Hugo Mendes: Há muitas coisas que precisam e podem ser feitas, especialmente nos bairros da cidade e demais comunidades fora da zona urbana do município.
Portal Araguaína Urgente: Qual a sua proposta para saúde na cidade?
Hugo Mendes: Defendemos uma gestão descentralizada na Saúde Pública, mas nossas propostas, como plano de governo, só serão apresentadas no período da campanha eleitoral.
Portal Araguaína Urgente: Quais são seus planos para a educação e valorização dos professores?
Hugo Mendes: Em respeito à legislação eleitoral ainda não temos plano de governo, porém reconhecemos que, sem uma educação infantil e fundamental forte e abrangente, nenhum sistema de ensino superior dará resultado satisfatório. Defendemos a valorização do professor como pessoa. E isso quer dizer ter oportunidades para que ele se reinvente a cada ciclo de sua jornada e receba incentivo para que se sinta motivado e comprometido com sua missão de ensinar.
Portal Araguaína Urgente: A população reclama do saneamento básico. Qual a melhoria nesse setor no seu governo?
Hugo Mendes: Saneamento básico está ligado à minha área de atuação que é a saúde e sabemos que a saúde da população deve ser tratada como um bem público. Deste modo, ofertar a população uma ampla rede de saneamento básico impacta diretamente no controle de epidemias, taxas de mortalidade infantil, etc. No momento oportuno apresentaremos à sociedade nossa proposta nessa área também.
Portal Araguaína Urgente: Araguaína é considerada uma das cidades mais violentas do estado, como pretende conter ou diminuir a criminalidade no município?
Hugo Mendes: Nós, do PRTB, defendemos que todo trabalhador é digno do seu salário, logo ofertar para a sociedade educação e oportunidade de trabalho, reduziremos significativamente o problema com a criminalidade e consequentemente aumentaremos o nível de segurança da população. Torna-se injustificável um jovem cair para o mundo do crime e das drogas quando este jovem está envolvido com atividade esportiva, matriculado em uma boa escola e com perspectiva de trabalho na própria cidade.
Portal Araguaína Urgente: Se eleito, o que a população pode esperar da sua gestão?
Hugo Mendes: Para não correr o risco de infringir a legislação, deixaremos para dar respostas como esta durante a campanha.
Perfil
Hugo Mendes (Hugo Weysfield Mendes) é médico cirurgião geral e torácico. Filho do engenheiro José Carlos Mendes. É casado com Polyana Mendes e pai de duas filhas.
Pegou gosto pela política, ainda na faculdade e de lá para cá, sempre esteve ligado ao campo político.
Cidadão de Araguaína há 33 anos, foi eleito presidente do PRTB municipal no início deste ano com a missão de reorganizar o partido de forma ética e moral.
Deste modo, sem comprar nenhuma liderança, conseguiu reunir e formar um partido com pessoas totalmente novas e livres das amarras sujas que acontecem dentro da política.
Dr. Hugo e os demais pré-candidatos a vereador do partido são de direita e apresentam um perfil conservador, defensores da família e sem nenhum vínculo com os atuais grupos políticos e defensores de:
1 – Uma gestão mais próxima do cidadão, participativa e desburocratizada;
2 – Maior transparência com aplicação dos recursos municipais;
3 – Uma administração pública sem amarras políticas;
4 – Alternância dos nomes/grupos políticos à frente da gestão do município;
5 – Modernidade tecnológica, sem perder os valores conservadores.
(Por Raimunda Costa)