CAPA
Prefeitos de Colinas e Pedro Afonso recebem certificado do Prêmio Band Cidades Excelentes em Araguaína
Os prefeitos de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e o de Colinas, Josemar Carlos Casarin, receberam nesta quinta-feira, 11, na TV Amazônia, em Araguaína, os certificados Prêmio Band Cidades Excelentes. O prêmio tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública.
“Para nós, da TV Amazônia, é um privilégio estar fazendo parte desse projeto tão grandioso do Grupo Bandeirantes e instituto Áquila. Isso mostra também a presença do grupo em todos os municípios do país”, disse um dos sócios fundadores da emissora, Rodrigo Magalhães
Para Flávio Dias Leal, o outro sócio da TV Band, foi um privilégio entregar a premiação aos prefeitos, cujas administrações foram melhores avaliadas nos diversos quesitos elencados pelo Prêmio Band Cidades Excelentes.
“O prêmio foi idealizado há 13 anos pelo nosso presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad. Entregar esse prêmio como reconhecimento dos esforços dos gestores municipais, pelo êxito alcançado por eles, é gratificante para a TV Amazônia, que aqui representa honrosamente o Grupo Bandeirantes na região norte do Tocantins”, ressaltou Leal.
Para ele, o evento é uma oportunidade de congraçamento com pessoas que passará a conhecer. “Vamos poder difundir ainda mais a missão da TV Amazônia que é promover o desenvolvimento por meio da informação. Vamos unir nossos esforços para promover a melhoria nas condições de
vida e cidadania da nossa gente tocantinense. Vai ser muito bom receber todos os gestores dos municípios agraciados com o Prêmio Band Cidades Excelentes. A TV Amazônia está muito feliz com o evento realizado nesta quinta-feira”, finalizou.
Método
A avaliação foi feita com base no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). Método criado pelo Instituto Áquila que está em um livro produzido em parceria com o Grupo Bandeirantes. A missão é aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,765 para 0,8 das cidades brasileiras.
As prefeituras foram avaliadas automaticamente e os números analisados pelo IGMA, para avaliar as gestões, foram distribuídos nos cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
No Tocantins os vencedores em cada categoria foram:
– No pilar educação, na categoria de cidades com menos 30 mil habitantes, a cidade vencedora foi Aliança do Tocantins.
* Nas cidades com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, Paraíso do Tocantins foi a vencedora. Nas cidades acima de 100 mil habitantes a vencedora foi Palmas.
– No pilar saúde e bem-estar, os melhores desempenhos foram de Dueré, na categoria com menos de 30 mil habitantes; Porto Nacional, nas cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes e, com população acima de 100 mil habitantes, a campeã na modalidade foi Palmas.
– Já no pilar infraestrutura, os melhores desempenhos nas cidades com menos de 30 mil habitantes, foi Nazaré. Entre 30 e 100 mil habitantes, foi Gurupi e acima de 100 mil habitantes, Palmas.
– No quarto pilar avaliado, o que mede o índice de desenvolvimento socioeconômico, os melhores desempenhos foram de Talismã, entre as cidades com menos de 30 mil habitantes; Paraíso do Tocantins foi a campeã entre cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes e, outra vez, Palmas venceu entre as cidades acima de 100 mil habitantes.
– E no último pilar avaliado, sobre a eficiência fiscal, os melhores desempenhos foram, entre as cidades com menos de 30 mil habitantes, Pedro Afonso, foi a vencedora. Na categoria entre 30 e 100 mil habitantes, a campeã foi Colinas do Tocantins e, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Palmas venceu.
Premiação especial
O projeto prevê ainda uma premiação especial para os vencedores na categoria geral: no estado do Tocantins, depois de avaliados os desempenhos nos cinco pilares, as cidades que se saíram melhor foram: com população menor que 30 mil habitantes, o melhor desempenho geral
do estado do Tocantins foi a cidade de Alvorada, que fica na região ocidental do Tocantins, às margens da Rodovia Belém–Brasília.
Entre 30 mil e 100 mil habitantes, a vencedora foi a cidade de Paraíso do Tocantins, na região central do estado e, entre as cidades com população acima de 100 mil habitantes, a campeã no índice geral foi a capital do estado, Palmas.
Representantes dessas cidades serão convidados para um evento em Brasília com os representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando cada categoria populacional filtradas na etapa estadual.
Os 18 vencedores das categorias ganharão troféus e os demais receberão medalhas alusivas ao destaque em âmbito nacional.
(Da Redação)