CAPA
Prefeitura de Palmas divulga plano de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos
A Prefeitura de Palmas divulgou nesta sexta-feira, 14, o plano de vacinação contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) da Capital, pelo menos 29.259 mil crianças desta faixa de idade estão aptas a receberem a dose do imunizante.
A previsão para início da administração das doses é dia 20 de janeiro. A Semus informa que ainda aguarda o repasse das doses por parte do Governo do Estado do Tocantins, mas que o agendamento das doses já está disponível na plataforma Vacina Já.
Para efetivar um planejamento estratégico com relação às crianças com comorbidades, áreas com maior número de crianças e outras questões, a Prefeitura, conforme anunciado em uma rede social pela prefeita Cinthia Ribeiro, está disponibilizando um site para que os pais e/ou responsáveis efetuem o cadastro da criança a ser vacinada.
O cadastro deve ser efetuado no endereço eletrônico. Para preenchimento do cadastro são necessários os seguintes documentos: documento de identidade, CPF ou Certidão de Nascimento. No cadastro há um campo para que seja informado se a criança possui alguma comorbidade ou outras condições especiais.
Após o cadastro, serão disponibilizadas 10 Unidades de Saúde da Família (USFs) exclusivas para vacinação infantil com agendamento disponível no site Vacina Já. Conforme a área técnica da Vigilância Epidemiológica, as unidades selecionadas contemplarão todas as regiões sul, norte, central e zona rural, em horário matutino ou vespertino.
Documentos necessários
No ato da vacinação, os pais deverão apresentar documento de identidade, CPF ou Certidão de Nascimento da criança, acompanhado do Termo de Consentimento disponível no site ou na unidade de saúde e o cartão de vacinação.
Recomendações
A Vigilância Epidemiológica da Semus recomenda ainda que após a vacinação a criança deverá permanecer na unidade por 15 minutos e que não deverá receber outro imunizante no mesmo dia ou 15 dias após a vacinação.
A prioridade será para as crianças com comorbidades, conforme a lista
1. Asma
2. Diabetes Mellitus
3. Deficiência Permanente
4. Doenças Degenerativas
5. Anemia Falciforme
6. Paralisia Cerebral
7. Insuficiência Cardíaca
8. Cardiopatia Hipertensiva
9. Síndromes Coronarianas
10. Obesidade Graus II ou III
11. Valvopatias
12. Imunossuprimidos
13. Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar
14. Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos
15. Doença Neurológicas Crônicas que Impactam na Função Respiratória
16. Hipertensão Arterial
17. Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas
18. Hemoglobinopatias Graves
19. Insuficiência Renal
20. Insuficiência Hepática
21. HIV
22. Câncer
23. Patologias Reumáticas e em uso de Imunossupressores
24. Deficiências Motoras, Sensoriais e Cognitivas
25. Transtorno do Espectro Autista
26. Síndrome de Down e demais Síndromes Genéticas (Com informações secom/Palmas)