CAPA
Reivindicando posse, aprovados no concurso da Defesa Social acampam na Praça dos Girassóis
Um grupo de aprovados no último concurso da Defesa Social do Estado está acampado na Praça do Girassóis, ao lado da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), em Palmas.
O ato, que teve início na manhã desta terça-feira,18, é em prol da nomeação e posse de 125 agentes socioeducativos e 162 agentes prisionais.
De acordo com Fábio Sousa de Oliveira, candidato aprovado ao cargo de agente penitenciário e membro da comissão dos aprovado, o manifesto é por tempo indeterminado.
Segundo ele, a reivindicação pela posse é feita deste o dia 1º de maio e sem resposta do governo. “O protesto tem se intensificado desde então. Agora acampamos mesmo. Nas nossas barracas têm geladeiras, fogão, mesas e cadeiras. Montamos até uma pia com lavatório”, lembrou.
Oliveira afirmou que nenhum dos aprovados deixará local sem que ocorra uma decisão por parte do governo. “Nós só vamos deixar esse local quando o governo decidir nomear e dar posse a todos nós. É uma luta que acontece desde o final de 2014. Já fizemos até o curso de formação. Nas unidades prisionais há déficit de servidores e 260 contratos já foram alvos de Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública”, enfatizou.
Eduardo Fontoura, outro candidato, garantiu que os aprovados são profissionais habilitados para função. “As unidades socioeducativas hoje possuem mais de 50 contratados e nem passaram por algum processo seletivo público”, ressaltou Fontoura.
Comissão
Segundo a comissão, a grande maioria dos aprovados deixou o emprego e outras atividades para se dedicar ao curso integral, que teve um mês de duração.
(Por: Raimunda Costa)