Connect with us

CAPA

Saúde confirma mais um caso de covid-19 em Palmas; paciente tem histórico de viagem a Gurupi

Publicado

on

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nessa segunda-feira, 20, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), realizou 21 exames para Covid-19, com uma amostra positiva para Palmas. O novo caso confirmado é do sexo feminino, 55 anos, com histórico de viagem ao município de Gurupi, sem contato com caso positivo, apresentou sintomas clássicos da doença e foi o primeiro caso diagnosticado em unidade hospitalar pública, internada em isolamento.

Os resultados de exames para Covid-19, de paciente e seu recém-nascido, internados no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) deram negativo. Já os pacientes que tiveram testagem positiva pra Covid-19, através de teste rápido, realizados pelo município de Xambioá, realizaram nova coleta de swab e as amostras foram enviadas ao Lacen, para realização de exame PCR-RT, de biologia molecular. Hoje, os resultados saíram e deram negativo para Covid-19.

Segundo óbito
O segundo registro de óbito do Estado foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins, na manhã dessa segunda-feira. Erlim de Andrade, 68 anos, estava internado em hospital privado na cidade de Goiânia (GO), onde foi realizar procedimento cirúrgico e contraiu a doença.

Ele foi o 25º caso confirmado no Estado e entrou na estatística tocantinense, pois os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde definem as notificações de acordo com município de residência. Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 35 casos confirmados da Covid-19, com dois óbitos (Palmas e Paraíso do Tocantins).

Os casos confirmados estão nas cidades de Palmas (25), Araguaína (5), Cariri do Tocantins (1), Gurupi (1), Dianópolis (1), Paraíso do Tocantins (1) e Tocantinópolis (1).

O acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus é realizado pelos municípios e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que o isolamento seja de 14 dias. Passado o período, os sintomáticos leves e moderados que estão em domicílio são considerados curados. Os pacientes internados recebem alta apenas após avaliação médica.

Atualmente, o Tocantins apresenta dois óbitos, 13 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar e um caso está internado na rede pública.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins
(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente