CAPA
Procon autua BRK por não disponibilizar senha de atendimento para idosos acima de 80 anos
Os maiores de 80 anos têm prioridade especial sobre os demais idosos, de acordo com a lei 13.466/2017, que alterou o Estatuto do Idoso e estabelece que as pessoas com mais de 80 anos sempre terão suas necessidades atendidas com preferência.
Por não disponibilizar senha específica para este atendimento, o Procon Tocantins autuou a BRK Ambiental nessa terça-feira, 9, em Palmas, após denúncia de um consumidor. O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, explicou que o Estatuto do Idoso considera idosas, pessoas a partir de 60 anos.
“A garantia da prioridade compreende no atendimento preferencial imediato e individualizado, seja junto aos órgãos públicos, privados prestadores de serviços à população. E no caso de idoso com mais de 80 anos, é prioridade da prioridade”, explica Viana.
Denuncie
Após a autuação, a empresa tem até 10 dias para apresentar defesa e, caso o problema persista, novas autuações poderão realizadas. Em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon por meio do Disque Procon 151, através do “Whats Denúncia” no (63) 99216-6840 e também com os núcleos nos endereços disponíveis no site.
Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.
O que diz a lei 13.466/2017
§ 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.